Dois tratamentos experimentais dão esperança contra melanomas avançados

05/06/2012 14:35

A- A+

R7

compartilhar:

Dois novos tratamentos experimentais contra o câncer de pele avançado produziram resultados promissores em comparação com a quimioterapia habitual, segundo dados apresentados nesta segunda-feira em um congresso em Chicago (norte dos Estados Unidos).

Os novos tratamentos, que foram aplicados em melanomas em fase 3, são o dabrafenib e o trametinib, desenvolvidos pela farmacêutica britânica Glaxo Smith Kline, de acordo com os dados fornecidos no congresso anual da Asco (Sociedade Americana de Oncologia Clínica).

Os experimentos demonstraram que o trametinib consegue neutralizar a proteína MEK, que faz o tumor crescer e que pertence ao mesmo mecanismo molecular que o gene mutante BRAF, presente na metade dos casos de câncer de pele.

Esta mutação genética produz outra proteína que também fomenta a progressão do melanoma. A médica Carolina Robert, que dirige o serviço de Dermatologia do Instituto Gustave Roussy de Paris, principal autora do estudo, explica:

— O trametinib é o primeiro tratamento de uma nova classe de medicamentos que pode beneficiar os pacientes que sofrem um melanoma com uma mutação do gene BRAF. Os resultados deste estudo clínico demonstram que atacar (a proteína) MEK é uma estratégia viável para tratar muitas pessoas com melanomas.

O laboratório Bristol-Myers Squibb tem um medicamento para tratar o melanoma, o Yervoy, já aprovado nos EUA e na Europa, e a caminho de aprovação no Brasil.

Além dele, o vemurafenib, que ataca o gene mutante BRAF e é comercializado pelo laboratório suíço Roche, também tem uso permitido pelas autoridades sanitárias dos Estados Unidos e da Europa para tratar o melanoma avançado.

O estudo foi realizado com 322 pacientes, 214 dos quais tomaram o trametinib, enquanto os demais foram tratados com a quimioterapia habitual.

Mais de 22% dos tratados com este novo agente responderam negativamente, contra os 8% que receberam quimioterapia.

Primeira Edição © 2011