Maragogi é o primeiro município a entregar documentação para os critérios de classificação turística

Município que não entregar documentação até o dia 14 de junho será considerado pelo Plano Estadual do Turismo em estágio de desenvolvimento

04/06/2012 11:04

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Assessoria

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Para serem classificados em níveis de desenvolvimento pelas orientações da diretriz política da Secretaria de Estado do Turismo, os municípios precisam entregar à Setur os documentos referentes aos critérios de classificação turística, previstos na Cartilha do Programa de Regionalização em Alagoas, para assim, obterem um posicionamento frente à atividade e apoio no fortalecimento das instâncias regionais. Nesta manhã, 4, a Setur-AL recebeu a primeira documentação, que foi entregue pelo município de Maragogi, considerado o segundo pólo turístico do Estado.

“O prazo para a entrega dos documentos solicitados para classificação é até o dia 14 de junho. Os municípios que não entregarem serão automaticamente classificados na escala de competitividade e índice de atração turística em ‘estágio de desenvolvimento’, explica Raquel Tenório, secretária Adjunta do Turismo.

As evidências geradas pelos municípios que apresentarem os documentos solicitados, classificarão os mesmos em desenvolvido para o turismo regional, nacional ou internacional. Com base nesta classificação, o Governo terá condições para direcionar melhor os esforços e tornar o Estado mais competitivo e pronto para receber os turistas de acordo com suas motivações.

Conforme as orientações que constarão no Plano Estadual de Turismo, - que está sendo construído neste ano com horizonte 2013-2023-, a Setur-AL atuará prioritariamente em prol do desenvolvimento e fortalecimento do setor de turismo, de acordo com o que prevê o Programa de Regionalização, explica Raquel Tenório, Secretária Adjunta do Turismo.

A Cartilha do Programa de Regionalização, criada pela SETUR-AL em 2011, com base nas Diretrizes do Plano Nacional de Turismo, tem como objetivo fortalecer a cultura da cooperação entre os atores envolvidos nas bases regionais, a descentralização da gestão de forma compartilhada com as instâncias municipais e regionais do trade e estimular o ordenamento turístico no Estado.

As cartilhas foram entregues a todos os 102 municípios de Alagoas em ações iniciadas em Dezembro passado e reforçadas no início deste ano. “É muito importante que os municípios façam sua parte e nos entregue os documentos que foram solicitados. Só assim poderemos elaborar um planejamento direcionado e estratégico para a atividade no Estado”, ressaltou Raquel.

Primeira Edição © 2011