Lula peitou o ministro?

04/06/2012 07:59

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Tantos foram os escândalos, nesses mais de nove anos de poder central exercido pelo PT, que não escandalizou – mas obteve ampla e grave repercussão – a bombástica revelação de que o ex-presidente Lula teria pressionado o ministro Gilmar Mendes, do STF, para ‘segurar’ o julgamento da turma do mensalão.
Não escandalizou porque, escândalo mesmo – chocante e afrontoso – foi o próprio esquema de compra de votos no Congresso Nacional, urdido para aprovação dos projetos governistas.
Evidente que, dado o estado de Lula (e mesmo pelo personagem que hoje ele encarna) constrange aos ministros Gilmar Mendes e Nelson Jobim, até mesmo abordar assunto tão vexatório. Mas – sem prejulgamento – o que levaria o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal a ‘inventar’ um relato de tal gravidade?
Chama mais atenção, no entanto, a coincidência da conversa revelada (e até confirmada por Lula, embora negando a tentativa de pressão) e o momento de expectativa ante o iminente início do julgamento dos 40 réus denunciados no processo do mensalão.
Animal político que é, Lula (que indicou seis dos atuais onze ministros do STF), não peitaria Gilmar Mendes sapecando-lhe uma proposta frontal (‘me dê isso, que eu lhe dou aquilo’), mas não seria excesso de imaginação supor que, num diálogo aberto e privado, o ex-presidente tenha, a seu modo, tentando induzir Mendes a, por sua vez, persuadir seus pares a levar a decisão sobre o mensalão para, digamos, depois das eleições municipais.
Lula ainda é credor do respeito nacional, mas não seria o fim do mundo se a versão do ministro Mendes viesse a ser confirmada na sua íntegra, por mais que isso corroesse a imagem do mito petista.

ENTRE A CRUZ...
E o julgamento do mensalão? Se o Supremo afrouxar, será acusado de conluio. Se esticar a corda, será acusado de cometer excesso para demonstrar independência. Fazer o quê?

...E A ESPADA
A situação é mais delicada porque, dos 11 ministros do STF, seis foram nomeados por Lula. Mais: os pares tendem a acreditar na revelação de Gilmar Mendes ou na negativa do ex-presidente?

TÉO AGE RÁPIDO E FAZ ‘SUA PARTE’
Agiu rápido e correto, o governador Teotonio Vilela, ao ordenar que seu Gabinete Militar devolvesse metade de seu contingente à Corporação para se reintegrar ao combate à criminalidade. Resta saber se, diante do clamor popular por mais segurança, os demais poderes – Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas – acompanharão o governador. O MPE aderiu.

E OS RESULTADOS?
A malfadada ideia de convocar policiais da reserva para substituir burocratas não mudou em nada o cenário da violência em Alagoas. Talvez, pelo que se vê, tenha até agravado a situação.

CONDIÇÃO ESSENCIAL
Bandido não é bobo, sabe quando o aparato policial está fragilizado. Por isso, convocar concurso público e injetar sangue novo na segurança é condição essencial para mudar o que aí está.

CHAPÃO SE UNE SOB O COMANDO DE RENAN
Ao escolher o secretário Mosart Amaral para vice de Ronaldo Lessa, Renan jogou para vencer: cumpriu seu compromisso com Lessa, atendeu ao prefeito Cícero Almeida e garantiu a presença do PMDB na chapa majoritária. E o fez, obviamente, sabendo que o senador Fernando Collor não protestaria. Segundo a estratégia de Renan, a aliança em formação, se vitoriosa em outubro, sairá fortalecida para disputar a sucessão estadual daqui a dois anos.

LEMAS DA SITUAÇÃO
Os candidatos da situação à Prefeitura de Maceió vão marchar com o lema ‘cada um por si’, mas só no primeiro turno. No segundo, os vencidos empunharão a velha bandeira do ‘todos por um’.

COM OS PÉS NO CHÃO
Aliados do PSOL ainda vão tentar convencer Heloísa Helena a disputar a sucessão de Cícero Almeida. Esforço em vão. HH quer se reeleger para tentar um vôo mais alto nas eleições gerais de 2014.

PENDÊNCIA ANTIGA NA ASSEMBLEIA
O Sindicato dos Servidores da Assembleia (STPLAL) vai pedir que a Mesa da Casa solucione uma pendência crônica: há exatos 15 anos o Legislativo alagoano não paga o adicional de férias aos seus trabalhadores. Valendo assinalar – como observa o presidente Ernandi Malta – que a gratificação legal (um terço do salário) prescreve a partir do quinto ano, segundo a legislação vigente.

SUCESSO EM MARECHAL 1
Operando com equipamento ultra moderno (raridade aqui e no mundo), a Joplas se projeta como exemplo de afirmação e crescimento do Polo Multifabril de Marechal Deodoro.

SUCESSO EM MARECHAL 2
No mercado há 10 anos, a Joplas é detentora do ISSO 9001 e vencedora de importantes prêmios conferidos ao setor de compósitos, isto é, materiais de altíssima resistência.

AVISO AOS TIMONEIROS DE RÁDIO E TV
A resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não poderia ser mais clara: 10 de junho de 2012 – “Data a partir da qual é vedado (proibido) às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção (Lei nº 9.504/1997, art. 45, § 1º)”. O resto, portanto, é conversa puxada para encher horário radiofônico sem informação.

Primeira Edição © 2011