Rainha Elizabeth vai às corridas para marcar Jubileu de Diamante

02/06/2012 08:26

A- A+

Reuters Brasil

compartilhar:

A rainha britânica Elizabeth comemora 60 anos de reinado neste sábado com uma visita às corridas, relembrando uma longa paixão por cavalos e iniciando quatro dias de celebrações nacionais para honrar uma monarca com alta popularidade.

A rainha, que está com 86 anos, assistirá ao Epsom Derby no sul da Inglaterra, juntando-se a uma multidão de 150 mil pessoas vestidas com seus melhores trajes de verão para uma das melhores corridas da temporada.

O foco depois se volta para Londres, onde um grande número de pessoas é esperado nas ruas e no Rio Tâmisa para uma série de eventos, embora a previsão de chuva e tempo frio possam minar o entusiasmo público pelas comemorações.

Milhões de pessoas são esperadas nas celebrações de rua em todo o país, com a rainha comemorando o feito sob o slogan de "Jubileu de Diamante".

Em toda a Grã-Bretanha, as bandeiras vermelha, branca e azul, símbolo do país, tremulavam nas ruas, no lado de fora de edifícios, em frente a lojas e casas. As vendas de souvenires patrióticos explodiram antes das comemorações.

Para os monarquistas, a ocasião é uma chance de expressar sua admiração por uma mulher que se tornou rainha aos 25 anos, enquanto estava no Quênia com seu marido, o príncipe Philip.

Para os outros, é uma chance de conseguir alguns dias de folga no trabalho e curtir as festas e cerimônias públicas para esquecer tempos de austeridade financeira, congelamento nos salários e grandes cortes de gastos públicos.

Tendo alcançado o trono em fevereiro de 1952, com a morte de seu pai, George VI, quando Winston Churchill ainda era primeiro-ministro, Elizabeth é monarca britânica que mais tempo ficou no trono.

Primeira Edição © 2011