Maternidade Santa Mônica opera com baixa de estoque

Hospital pede as mamães que façam suas doações

01/06/2012 14:24

A- A+

Luciana Martins com assessoria

compartilhar:

No dia mundial do leite, a Maternidade Santa Mônica faz um apelo às mamães para doar leite o materno, que é o primeiro alimento consumido pelo bebê. “Precisamos diariamente de doações, hoje, no nosso estoque temos 2.570 litros apenas”, pede a enfermeira Sérgia Matos.

A enfermeira explica que o ideal seria 3.800 litros diários e pede às mamães que façam suas doações. “Basta ligar e enviamos os quites com todas as orientações para a mãe fazer a ordenha em casa”.

Em Alagoas existem cinco bancos de leite para doação de leite materno. Para doar, as mães podem ligar para o Hospital Universitário, no telefone 3322-3717, ou para a Maternidade Santa Mônica, no 3315-4434, em Maceió.

No interior, as doações de leite humano podem ser destinadas ao Banco de Leite Ivete França, em Arapiraca, para a Santa Casa de Misericórdia, em São Miguel dos Campos, e Hospital Regional Santa Rita e Maternidade, em Palmeira dos Índios. Existem ainda dois Postos de Coleta em Maceió: na Casa Maternal Denilma Bulhões e no Hospital Nossa Senhora da Guia.

O leite deve ser entregue no prazo de oito dias após a coleta.

Benefícios

O leite é um dos alimentos mais ricos em vitaminas e minerais. A nutricionista Ivana Dacal revela que o leite mantém a imunidades do organismo, fortalece os ossos e ajuda na formação dos músculos. “Este é um alimento ideal para todas as idades, principalmente o pasteurizado, puro”. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de, pelo menos, dois copos de leite por dia, o que equivale a cerca de 240 litros por ano.

CPLA comemora dia do leite

Pelo segundo ano consecutivo a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) comemorou o dia do leite com orientação para pais, alunos e funcionários da Escola Municipal João XXIII, no Jacintinho sobre o consumo deste produto.

O diretor presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, acompanhou a ação e enfatizou o papel da escola na formação das crianças e na orientação dos pais. “Todo agricultor familiar de Alagoas está passando dificuldade, em consequência da estiagem, mas não poderíamos deixar uma data tão importante passar em branco. A escola é formadora de opinião, a João XXII em especial é muito organizada, por isso, decidimos nos aliar a direção e promover um dia de diversão e informação a comunidade”, declarou Monteiro.

Enquanto os pais recebiam informações, as quase 150 crianças aproveitaram um dia de lazer. A cooperativa montou uma estrutura com brinquedos, distribuição de brindes e bebida lácteas. “Hoje já servimos o leite na merenda escolar. Servimos vitaminas e iogurte e é bastante aceito pelos alunos. Trabalhamos em uma comunidade carente que precisa do máximo de nutrientes que podemos oferecer”, afirmou Salete Vilela, diretora da unidade escolar.

 

Primeira Edição © 2011