Concurso de Quadrilhas Matutas Sesc/Semed começa no dia 11

Cada quadrilha terá 20 minutos de apresentação

01/06/2012 15:36

A- A+

Secom

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação de Arte e Cultura, realiza, de 11 a 14 de junho, o 11º concurso de Quadrilhas Matutas Sesc/Semed. Cada quadrilha terá 20 minutos de apresentação e serão obrigatórios os seguintes passos: cumprimento de damas e cavalheiros, serrote, Rose-Marie, Marie-Rose, túnel e grande roda.

De acordo com o coordenador de Arte e Cultura da Semed, Vittor Rodrigues, as escolas municipais receberam um material didático-pedagógico para ser trabalhado em sala de aula, cujo conteúdo tem como objetivo proporcionar e estimular as crianças e jovens estudantes no desenvolvimento de atividades artístico-culturais inerentes ao tema “Forrozando com a Educação”.

O projeto é ministrado pela Coordenação de Arte e Cultura, em parceria com o Sesc Alagoas e a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). O objetivo é alargar as relações de trabalho, o incentivo à prática de atividades populares, através da formação de grupos que representam nosso folclore e o entretenimento necessário a qualquer atividade produtiva em extensão à família e à sociedade. “Este ano comemoramos onze anos de festa e, juntos, vamos forrozar com a Educação pela propagação da cultura nordestina”, complementa Rodrigues.

ORIGEM

A quadrilha, contradança de salão oriunda da França e conhecida como Dança Aristocrática, que iniciava os Bailes da Corte na Europa, foi trazida para as américas, onde foi acolhida nos salões efusivamente e depois transferida para o povo.

Primeira Edição © 2011