Vergel recebe vereadores de Maceió em Parlamento na Praça

Legisladores de Maceió voltaram a criticar a falta de segurança pública no estado

31/05/2012 12:14

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A décima edição do Parlamento na Praça, realizada nesta manhã de quinta-feira (31), na Praça dos Pobres, localizada no Vergel do Lago, foi marcada pela intensa cobrança dos parlamentares por políticas públicas que brequem a violência, não só em Maceió, mas no estado de Alagoas. A sessão itinerante, proposta pelo vereador Pr. João Luiz (DEM), contou com as presenças do deputado estadual Jeferson Moraes (DEM) e do presidente da Junta Comercial da Paraíba e do Partido Republicano Brasileiro (PRB) da Paraíba, Juntaí Menezes.

Abrindo o evento, a população presente pôde apreciar a banda do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada de Alagoas, que tocou o hino nacional. Após os procedimentos de abertura da sessão, presidente da casa de Mário Guimarães, vereador Galba Novaes (PRB), agradeceu o apoio de todos os que contribuíram para que a realização da referida sessão itinerante fosse possível e logo falou dos objetivos do evento.

“Estamos realizando este evento pela décima vez. Já percorremos dez comunidades de Maceió e nosso intuito é poder ir ao encontro de toda a população maceioense, no sentido de ouvirmos seus reclames e mostrar o que temos feito para o desenvolvimento desta cidade. Estamos aqui porque entendemos que a população precisa ganhar voz, pois ninguém aguenta mais a falta de políticas públicas que culmina nesta violência desenfreada a qual vivenciamos” – disse o parlamentar.

Após o pronunciamento do presidente da Casa, o vereador propositor da sessão, João Luiz, agradeceu a presença de todos e a atenção de seus pares por terem aprovado, por unanimidade, a proposta de realização do evento no referido bairro. “Esta comunidade está esquecida e sofre com a insegurança e com a falta de projetos sociais. Precisamos cobrar medidas eficazes do governo para que este pesadelo tenha fim. Ao chegar aqui, logo cedo, vi o grande número de pessoas que se aglomeravam nesta praça para ter direito à saúde e a tirar seus documentos, serviços estes que deveriam ser ofertados, de forma eficaz, pelo governo municipal e estadual”, - destacou.

Cobranças

O vereador João Luiz ainda relatou o caso de uma mãe que, desesperada, cobrou alguma atitude dos parlamentares. “Hoje fui procurado por uma mãe que estava desesperada. Ela me disse que tentou, por três vezes, internar seu filho em uma clínica de recuperação e que, mesmo tendo seu pedido deferido pela Justiça, a clínica negou a internação. O resultado, infelizmente, foi a morte do seu filho que pagou com a vida o desinteresse dos dirigentes desta cidade” – contou João Luiz.

Em acordo com as palavras do vereador, o deputado estadual Jeferson Moraes também criticou a ineficiência dos administradores públicos. “Sou da base do governo estadual, mas tenho feito, constantemente, críticas à violência, lá na Assembleia Legislativa. Adoraria que a ALE tivesse a mesma postura da Câmara de se aproximar do povo, mas muita gente tem medo do que pode encontrar quando sair das quatro paredes. Por isso, parabenizo a iniciativa deste projeto e afirmo que, com esta administração, percebemos que o legislativo municipal tem cumprido seu papel. Temos que unir forças para garantir que o que é de direito da sociedade seja realmente repassado para ela”.

Críticas à Prefeitura

Em aparte, a vereadora Silvania Barbosa (PPS) fez uma declaração criticando a prefeitura de Maceió pelo não cumprimento do que foi aprovado pela Câmara. “Estou aqui para dar explicações sobre meu mandato enquanto vereadora. Muitas vezes a gente recebe reclamações da sociedade, que diz que não fazemos nada, mas gostaria de esclarecer que, nestes quatro anos, só aqui para o Vergel do Lago, eu já fiz trinta e seis requerimentos para pavimentação de ruas e estes foram aprovados por unanimidade por esta Casa. Mas hoje vi nos jornais que o Vergel é o segundo bairro onde há mais registros de dengue. Agora pergunto se alguma rua, dos requerimentos que fiz, foi pavimentada? Não foi e não irá, porque temos um secretário que não tira o bumbum da cadeira para ver a realidade desta comunidade” – desabafou a parlamentar.

A vereadora atribuiu ainda o fato a interesses políticos. “Adoraria ter o poder da caneta para resolver os problemas de quem precisa. Nós trabalhamos, nos debruçamos sobre os papéis para criar projetos em prol da população, como a Papelaria do Povo ou o projeto que proíbe o comércio de armas de brinquedo, mas eles são vetados, porque a prefeitura entende que é inconstitucional. Então me pergunto, a violência então é constitucional? Esse jogo de interesses políticos atrapalha nosso trabalho e atropela o que deveria ser prioritário: o interesse público”.

As críticas da parlamentar não foram rebatidas, apesar do líder do governo estar presente.

Durante a sessão, as lideranças comunitárias cobraram segurança, iluminação, saúde, educação e lazer para a comunidade. Ainda no decorrer do evento os presentes puderam retirar a carteira de trabalho, cortar o cabelo, fazer exames de glicemia e aferição da pressão arterial, além do exame eletrocardiograma e consulta com o Procon.

Violência contra a mulher

Ao final da sessão itinerante, o presidente da Casa e a vereadora Tereza Nelma (PSDB) convidaram seus pares e a comunidade presente para participar, amanhã (1), da sessão pública que haverá na sede do Legislativo municipal, no Centro da cidade, a partir das 10h. A audiência, visa apresentar os dados da violência contra a mulher no estado de Alagoas e entregar à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investiga a violência contra a mulher, o relatório apurado

Primeira Edição © 2011