Papa critica media que divulgaram documentos secretos

31/05/2012 06:36

A- A+

DN Globo

compartilhar:

Bento XVI culpa o mensageiro pelo escândalo que está neste momento a abalar o Vaticano. Não o seu mordomo, Paolo Gabriele, que foi preso por ter filtrado documentos secretos do Vaticano. Mas sim os media que publicaram notícias sobre o assunto.

"Mutiplicaram-se as deduções, as amplificações nalguns meios de comunicação, totalmente gratuitas e que não foram para além dos factos, oferencendo uma imagem da Santa Sé que não corresponde à realidade", disse o Papa, citado pelo 'El País'.

"Desejo renovar a confiança nos meus estreitos colaboradores e em todos aqueles que diariamente, com fidelidade, espírito de sacrifício e em silêncio me ajudam", acrescentou o Santo Padre, na audiência geral na praça de São Pedro em Roma.

O escândalo batizado "Vatileaks", em que centenas de documentos confidenciais foram transmitidos à imprensa italiana desde janeiro, criou uma crise no Vaticano. Paolo Grabrielle é suspeito de ser um dos responsáveis pela fuga. Mas os media especulam todos os dias sobre os seus potenciais cúmplices.

Primeira Edição © 2011