Vacinação contra febre aftosa

30/05/2012 05:47

A- A+

O Regional

compartilhar:


Os produtores rurais devem ficar atentos quanto ao prazo final da entrega do formulário de vacinação contra a febre aftosa.

A campanha, que será encerrada amanhã (31), tem como objetivo continuar a erradicação da doença. A vacinação é indicada a bovinos e bubalinos.

Em sua primeira fase, a vacinação deve atingir os animais com até dois anos de idade. A região de Catanduva conta com mais de 2,5 mil propriedades, ultrapassando 120 mil cabeças de gado.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, mais de 47% do total de animais já foram vacinados em todo o Estado, o que remete a 4,7 milhões de cabeças.

O diretor do Grupo de Defesa Sanitária Animal, Susumu Ishikawa, disse que o número deve aumentar ainda mais. “O criador tem até o final deste mês para vacinar e deve comprovar a vacinação até o dia 7 de junho”.

Os pecuaristas devem fazer a confirmação através de apresentação da nota fiscal de compra de vacina e declaração do rebanho por faixa etária e sexo, que devem ser entregues às Unidades de Defesa Agropecuária. Já o documento para preenchimento está disponível no site www.defesaagropecuaria.sp.gov.br.

“A declaração deve conter lista dos animais vacinados e todos os demais bovinos e bubalinos da propriedade”.

Além disso, os produtores também devem declarar a propriedade dos demais rebanhos como eqüinos, suínos, ovinos e caprinos.

PENALIDADE

O produtor que não vacinar terá penalidade de cinco Unidades Fiscais do Estado de São Paulo – Ufesps (R$ 92,20) por cabeça. Já os que não entregarem a declaração poderão receber multa de três Ufesps (R$ 55,32), por animal.

COMBATE

O Estado de São Paulo não registra a doença há 16 anos, o que reflete à importância da vacinação em todos os animais. 

Primeira Edição © 2011