Obesidade entre jovens triplica em 30 anos

Pesquisa foi feita com 2,53 milhões de rapazes em idade de prestar o serviço militar obrigatório

30/05/2012 05:57

A- A+

Destak Jornal

compartilhar:

A obesidade entre jovens triplicou no Estado em três décadas, segundo pesquisa realizada pela divisão de nutrição clínica do Instituto Dante Pazzanese.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores levantaram dados de 2,54 milhões de rapazes alistados no serviço militar ente os anos de 1978 e 2008. No fim dos anos 1990, 0,9% do total de alistados no Exército foram classificados como obesos. Em 2008, essa taxa era de 2,8%.

Para a OMC (Organização Mundial de Saúde), a obesidade se caracteriza pelo IMC (Índice e Massa Corporal) maior do que 30. O cálculo é feito dividindo-se o peso do indivíduo por sua altura ao quadrado.

Um exemplo é o de um homem com 95kg e 1,78m. Se divididos os 95kg pela altura ao quadrado (1,78² = 3,16), têm-se o IMC 30.

Entre os problemas provocados pelo excesso de peso estão a redução da qualidade e da expectativa de vida, hipertensão, doenças do coração e o risco de desenvolvimento de diabetes.

Motivos Segundo um dos coordenadores da pesquisa, o médico Daniel Magnoni, da Divisão de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese, entre os motivos que explicam esse aumento está o estímulo ao aleitamento artificial em lugar do materno, a elevação do sedentarismo durante a infância e juventude e o maior consumo de fast-food.

Magnoni afirma que isso denota uma mudança no perfil nutricional da família brasileira, que hoje está consumindo mais massas e doces. 

Primeira Edição © 2011