Ministro garante que União vai entrar com firmeza nas ações de combate ao crime em Alagoas

Cardozo assegura que decisão segue determinação da presidenta Dilma; governador Teotonio Vilela anunciará primeiras medidas nesta semana

30/05/2012 15:19

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Em dois dias de intensas reuniões e mais de oito horas de debate, em Brasília, o governador Teotonio Vilela Filho garantiu o apoio incondicional do Governo Federal para reforçar as ações de combate à violência em todo o Estado. As ações devem ser anunciadas em sua volta a Alagoas.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ressaltou, ao final das reuniões, que a parceria com o Governo de Alagoas tem sido constante e que o Estado cumpriu as determinações solicitadas pelo Governo Federal.

“Desde a nossa primeira reunião, quando detalhamos as ações para o Estado de Alagoas, este se mostrou capaz e cumpriu todas as exigências do Governo Federal para integrar o Plano Nacional de Segurança Pública” disse Cardozo.

O ministro fez questão de reconhecer que Alagoas cumpriu as medidas preparatórias para participar do Plano Nacional. “Agora o Governo Federal, por determinação da presidenta Dilma Rousseff, poderá entrar com firmeza nas ações de combate aos homicídios e crimes de violência”, afirmou.

Nos últimos dois dias, o governador Teotonio Vilela participou de reuniões entre o Palácio do Planalto, representado pela secretária-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro José Eduardo Cardozo, para definir as prioridades da parceria entre União e Estado no combate ao crime em Alagoas.

“Finalizamos detalhes e formatamos o plano de ação conjunta com o Governo Federal, definindo medidas a curto, médio e longo prazo. Alagoas cumpriu o compromisso firmado há um ano com o Governo Federal e agora chegou o momento de implantar as ações efetivas para o combate à criminalidade e violência no Estado”, afirmou o governador.

Ele destacou que Segurança Pública sempre foi prioridade em seu governo, reafirmou sua imensa preocupação com os altos índices de violência no Estado e lembrou que a questão do combate à criminalidade e à violência exige iniciativas nas áreas social, de Educação e Saúde, e no combate ao uso de drogas. ”Todas as ações começam simultaneamente. Estou confiante que agora teremos como reduzir de fato a criminalidade em todo o Estado”, resumiu Vilela.

O secretário da Defesa Social, Dário Cesar, destacou que uma equipe do Estado, em conjunto com técnicos do Ministério da Justiça, trabalha no cronograma das ações e nesta sexta-feira (1º), reúne-se em Alagoas para o detalhamento final do projeto.
Entre as medidas cumpridas pelo Estado de Alagoas desde março de 2011, o secretário da Defesa Social enumerou a implantação das bases de Polícia Comunitária, a Ronda Cidadã, a divisão de 25 áreas de atuação em quatro regiões no Estado e o alinhamento de indicadores com índices de violência e estatísticas.

“Conforme nosso compromisso com o Governo Federal, também já licitamos a execução do projeto para a construção do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística, autorizamos a licitação do videomonitoramento, que está em fase de análise de documentação e em quatro meses será instalado em diversos pontos”, disse Dário Cesar, reiterando que o Estado tem todas as metas e medidas eficazes para a Segurança Pública muito bem definidas.

O governador Teotonio Vilela volta a Brasília na próxima segunda-feira (4) para fechar, com o Palácio do Planalto e o Ministério da Justiça, o lançamento e os últimos detalhes do anúncio das medidas que serão implantadas.

Primeira Edição © 2011