Webber segura rivais e vence em Mônaco

Últimas voltas foram emocionantes, mas australiano conseguiu segurar a primeiras posição. Brasileiros pontuaram

27/05/2012 08:58

A- A+

F1team

compartilhar:

A corrida em Mônaco revelou o campeonato mais equilibrado da história da Fórmula 1. Mark Webber cruzou a linha de chegada em primeiro, e se tornou o sexto piloto diferente a vencer uma das seis corridas disputadas até o momento. A vitória veio para culminar a boa atuação de Webber no fim de semana.

O australiano não conseguiu ser o mais rápido no treino classificatório, mas herdou a pole position de Michael Schumacher, punido por ocasionar um acidente em Bruno Senna em Barcelona. E Mark praticamente liderou de ponta a ponte a corrida. Isso porque, após a primeira parada nos boxes, Sebastian Vettel assumiu a ponta por algumas voltas, já que ainda não havia parado.

A segunda colocação ficou com Nico Rosberg, da Mercedes, que ainda tentou ultrapassar o piloto da Red Bull nas últimas voltas, após a chuva ameaçar cair com intensidade em Monte Carlo. Fernando Alonso completou o pódio em Mônaco, comprovando a seu bom desempenho no campeonato.

A corrida

A corrida começou muito disputada. Logo na largada, Romain Grosjean tentou fazer a ultrapassagem sobre Fernando Alonso. No entanto, para não tocar no espanhol, o francês puxou o carro para o lado esquerdo, atingindo Michael Schumacher e quebrando a sua suspensão traseira esquerda. Com isso, Grosjean teve que abandonar a prova antes mesmo da primeira curva.

Pastor Maldonado também acabou prejudicado pelo acidente de Romain. Na confusão, o venezuelano acabou perdendo o bico do carro, e abandonou a prova sem ter completado ao menos uma volta.

Quem saiu ganhando com o acidente foi Felipe Massa, que ganhou duas posições e se posicionou logo atrás de Fernando Alonso. A disputa entre os pilotos da Ferrari durou cerca de 30 voltas, mas sem Massa tentar forçar uma ultrapassagem sobre o seu companheiro.

Após a primeira parada nos boxes, os pilotos começaram as trocas de posições. Vettel, por estar com pneus médios, acabou parando muito mais tarde que os rivais, e conseguiu assumiu a ponta da prova. Enquanto isso, Webber, Rosberg, Alonso, Hamilton e Massa, brigavam para tentar ganhar posições no pelotão da frente.

Ao fazer sua primeira parada, Seb perdeu algumas posições, mas conseguiu voltar à frente de Lewis Hamilton. E sustentou a quarta colocação até o fim da prova. Por sinal, o fim da prova foi o mais emocionante possível.

Restando pouco mais de dez voltas para terminar a corrida, a chuva começou a ameaçar. Alguns pingos caíram e foram o suficiente para que Webber diminuísse o ritmo, dando a chance para que os rivais encostassem. E foi o que aconteceu.

As últimas voltas foram marcadas pela disputa intensa entre os pilotos da frente. Mark Webber tentava se manter em primeiro. Enquanto Rosberg, Alonso, Vettel e Hamilton tentavam a ultrapassagem. Massa preferiu não arriscar muito e manteve-se cauteloso atrás de Hamilton. No fim da prova, a ordem se manteve e Webber venceu a corrida.

Entre os brasileiros, Massa foi o sexto colocado, e Bruno Senna voltou a marcar pontos, após a chuva obrigar Jean-Eric Vergne, até então sétimo colocado, a trocar os seus pneus. Com isso, o francês foi parar atrás de Bruno, que terminou a prova na décima colocação.

Primeira Edição © 2011