Qual país causa mais dano ao planeta?

O estudo chegou a esses dados criando um indíce que mostra quanto cada pessoa de cada país consome do planeta

27/05/2012 13:10

A- A+

Época

compartilhar:

Não é fácil fazer um ranking ambiental das nações. Métricas diferentes costumam fazer com que países pareçam heróis da sustentabilidade em um rankig e os piores vilões em outro. Ainda assim, é sempre interessante comparar o desempenho de cada país.

O ranking mais recente foi divulgado na semana passada, no relatório Planeta Vivo 2012, das organizações Global Footprint Network e WWF. Segundo o estudo, os países que têm a maior pegada ecológica são Catar, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Dinamarca e Estados Unidos. Já os que causam menos impacto no planeta são Afeganistão, Timor-Leste, Palestina, Haiti e Eritreia.

O estudo chegou a esses dados criando um indíce que mostra quanto cada pessoa de cada país consome do planeta. Por exemplo, o Brasil ficou com um índice de 2,9. Isso significa que cada brasileiro consome 2,9 hectares do planeta. Já cada americano consome 7,2 hectares do planeta.

Quem está acostumado com índices de sustentabilidade das nações pode estranhar esse mapa, já que a China, considerada por muitos estudos como o país que mais emite CO2, aparece apenas com um impacto mediano. Isso acontece porque o índice é per capita, e como a China tem mais de um bilhão de pessoas, o número fica diluído. Também é questionável dizer que países do Oriente Médio, como o Catar e os Emirados Árabes Unidos, são os que mais causam dano ao meio ambiente. Afinal, essa poluição é causada pela produção de petróleo, que é vendido para os países ocidentais e vai terminar nos tanques de carros dos países mais ricos.

Mas apesar desses questionamentos, o estudo passa uma mensagem importante: estamos consumindo metade do planeta Terra a mais todos os anos. Se não descobrirmos formas de consumir com mais responsabilidade e conservar os recursos naturais, vai faltar planeta.

Primeira Edição © 2011