Farc libertará jornalista francês na quarta

Romeo Langlois foi capturado pela guerrilha colombiana no dia 28 de abril. Guerrilheiros ainda não informaram onde será feita a liberta

27/05/2012 14:34

A- A+

eband

compartilhar:

A guerrilha colombiana das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) assegurou, em um comunicado divulgado neste domingo, que libertará na próxima quarta-feira o jornalista francês Romeo Langlois, em seu poder desde o dia 28 de abril.

"A libertação do jornalista francês Romeo Langlois irá ocorrer na próxima quarta-feira, 30 de maio", informa o comunicado assinado pela Frente 15 das Farc, divulgado no site resistencia-colombia.org.

No comunicado, o grupo rebelde afirma que as coordenadas do local onde Langlois será libertado serão divulgadas no momento oportuno à comissão humanitária responsável por recebê-lo.

Esta comissão é integrada por representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, por um delegado do presidente francês François Hollande e pela ex-senadora Piedad Córdoba.

No entanto, os insurgentes declararam estar "na expectativa em torno da divulgação dos protocolos de segurança indispensáveis para o sucesso da operação".

E acrescentam que "todos os protagonistas desta libertação devem ser rodeados de certas garantias para sua integridade física".

Sequestro

Langlois, de 35 anos, realizava para a rede de televisão France 24 uma reportagem sobre operações antinarcóticos no sul da Colômbia quando a patrulha militar com a qual se deslocava foi atacada por guerrilheiros das Farc.

Segundo declarações de alguns militares que o acompanhavam, no momento do ataque e após ser ferido no braço o jornalista tirou o colete à prova de balas e o capacete que utilizava e se dirigiu aos insurgentes argumentando sua condição de civil.

Posteriormente, em um comunicado, as Farc disseram que mantinham Langlois como "prisioneiro de guerra", afirmando que utilizava um colete à prova de balas e um capacete do Exército.

No dia 14 de maio, o grupo rebelde anunciou, também em um comunicado, sua intenção de entregar o jornalista a uma missão humanitária.

Primeira Edição © 2011