Sessão especial na ALE debate seca

33 municípios tiveram o reconhecimento nacional da situação de emergência

25/05/2012 11:05

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A estiagem que atinge mais de 30 municípios alagoanos será tema de uma sessão especial na Assembleia Legislativa de Alagoas, na próxima segunda-feira (28), às 9h. No plenário, prefeitos, deputados e o Comitê Estadual de Combate à Seca irão debater soluções para minimizar os efeitos da seca no Estado, que já é considerada a pior dos últimos 50 anos. Entre os 36 municípios atingidos, 33 tiveram hoje (25) o reconhecimento nacional da situação de emergência.

O Diário Oficial da União publicou o Decreto Estadual número 19.919, reconhecendo a situação de emergência dos seguintes municípios: Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteiropolis, Olho D’água das Flores, Olho D’água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconhas, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

Coité do Nóia, Igaci e Quebrangulo, também foram atingidos pela seca e esperam a inclusão no decreto estadual para o posterior reconhecimento federal. Ontem (24), o Exército anunciou, na reunião do Comitê Estadual de Combate à Seca, a contratação de mais 10 carros-pipas para abastecer a região, passando para o total de 175.

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) buscou ajuda no MDS com a solicitação de mais carros-pipas para os sítios isolados e esteve com o governador Teotonio Vilela pedindo para que a verba estadual fosse direcionada à alimentação. Na próxima segunda-feira (28), o presidente da AMA, Palmery Neto, estará presente na sessão da ALE, que teve a iniciativa do presidente da Assembleia, Deputado Fernando Toledo, e do vice Deputado Antonio Alburquerque.

Primeira Edição © 2011