Jiboia de 2m enrosca em telhado e assusta moradora na Pitanguinha

25/05/2012 08:08

A- A+

Marcela Oliveira

compartilhar:

Ao entrar na cozinha de sua casa, na manhã desta sexta-feira (25), a dona de casa Jéssica Bento Santos, 21 anos, tomou um grande susto ao avistar uma cobra jibóia no telhado de sua casa, localizada na Rua Padre Cícero, uma região de grota no bairro da Pitanguinha.

Jéssica, que estava com três crianças em casa, disse que, por volta das 8h30 avistou a cobra enroscada nos caibos. “Fiquei muito assustada e também senti medo pelas crianças”.
A dona de casa chamou o Corpo de Bombeiro que, rapidamente capturou a jibóia de dois metros de comprimento. O animal foi levado para o Ibama.

Jéssica conta que esta é a terceira vez que sua residência recebe esse tipo de visita, devido à proximidade com a vegetação, e que, por isso, tem vontade de se mudar.

A jiboia é uma serpente que pode chegar a um tamanho adulto de 2m e, raramente, a 4m. No Brasil, é a segunda maior cobra (a maior é a sucuri) e pode ser encontrada em diversos locais, como na Mata Atlântica, restingas, mangues, no Cerrado, na Caatinga e na Floresta Amazônica.

Detecta as presas pela percepção do movimento e do calor e surpreende-as em silêncio. Alimenta-se de pequenos mamíferos (principalmente ratos), aves e lagartos que matam por constrição, envolvendo o corpo da presa e sufocando-a. Não é peçonhenta e não consegue comer animais de grande porte, sendo inofensiva.
 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011