Diretores escolares recebem caixas com livros de autores alagoanos

25/05/2012 15:25

A- A+

Secom

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio, da Diretoria de Gerenciamento Escolar e em parceria com a ONG Teteia, realizou ontem, no Auditório Paulo Freire, a entrega de caixas de leitura com obras de autores alagoanos para as escolas da rede municipal de ensino. A atividade marcou a culminância do projeto “Trem das 10 – leitura a todo o vapor”.

O evento contou com a participação da presidente da ONG Teteia, Marluce Rodrigues; da coordenadora editorial do Projeto, Simone Cavalcante; dos autores Leonardo Pimentel, Claudia Lins e Tiago Amaral; da diretora de Gerenciamento, Elaine Oliveira; da diretora de Ensino, Maria Clara Lopes; do coordenador de Arte e Cultura da Semed, Vittor Rodrigues, e das diretoras das escolas municipais.

O projeto, que teve como principal objetivo o incentivo à leitura dos alunos da Educação Infantil do município, promoveu um cronograma de atividades em algumas escolas da rede municipal, entre elas bate-papo com autores dos livros e cotação de história, finalizando com a entrega das caixas de leitura às diretoras das unidades de ensino.

“Em toda a trajetória do trem nas escolas, percebemos uma motivação das crianças pela leitura. Eles ficam encantados pelas histórias, participam”, afirma Simone Cavalcante, coordenadora editorial do projeto e autora do livro “Ventania e o mapa do tesouro”. “O que é necessário agora é que exista uma preocupação dos gestores da Educação em construir um programa permanente de leitura”.

“Quando incentivamos as crianças a ler de uma forma lúdica, elas despertam naturalmente o gosto pela leitura, e a proposta do projeto Trem das 10 aproxima as crianças da nossa realidade, pelo fato de os autores serem alagoanos”, afirma Martiliana Gusmão, vice-diretora da escola Major Bonifácio da Silveira.

De acordo com Elaine Oliveira, diretora de Gerenciamento da Semed, a rede pública de ensino precisa de parceiros que contribuam positivamente na Educação, e a ONG Teteia, com o Projeto Trem das 10, é um deles. “A educação pública não se faz sozinha, precisamos sempre estar dialogando com parcerias que se preocupam com a nossa educação”, afirma ela.

Primeira Edição © 2011