Técnica israelita transforma células da pele em tecido do coração

Cientistas israelitas conseguiram transformar pela primeira vez células da pele de pessoas com doenças cardíacas em células sadias do músculo cardíaco, transplantando-as com sucesso em ratos. A informação é da revista médica European Heart Journal.

24/05/2012 05:45

A- A+

Diário Digital

compartilhar:

Segundo os pesquisadores, a conquista significa um avanço na procura por tratamentos que permitam curar o coração de um paciente com as suas próprias células.

Estudos recentes com células estaminais e engenharia de tecidos já conseguiram reprogramar células de indivíduos jovens e saudáveis, mas até agora isto não tinha sido feito a partir de células de pacientes com doenças coronárias e idosos.

«Demonstramos que é possível extrair células da pele de um idoso com um problema cardíaco avançado» e transformá-las em «células saudáveis e jovens, equivalente ao que eram quando nasceu o paciente», afirmou Lior Gepstein, pesquisador do Sohnis Research Laboratory.

Os investigadores das três instituições científicas que realizaram o estudo obtiveram células cutâneas de dois homens de 51 e 61 anos com problemas cardíacos, reprogramaram-nas como células cardíacas e conseguiram juntá-las a uma amostra de tecido cardíaco danificado num prazo de 48 horas.

Em seguida, os pesquisadores implantaram com sucesso o tecido no coração de vários ratos saudáveis.

Gepstein considera que a sua técnica poderá superar dois dos principais obstáculos deste tipo de pesquisas: o risco de que, uma vez implantadas, as células transformem-se em tumores e a rejeição por parte do sistema imunitário do paciente.

Primeira Edição © 2011