Governo de Alagoas é capacitado para novo sistema de gestão para APLs

Ferramenta vai auxiliar produtores e gestores na troca de informações entre Arranjos Produtivos Locais

23/05/2012 15:40

A- A+

Ascom/Seplande

compartilhar:

Desde a última terça-feira (22), técnicos da Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, participam de treinamento para operacionalização do Observatório Brasileiro de Arranjos Produtivos Locais (APL), no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em Brasília. O curso vai até a próxima quinta-feira (24).

O Observatório Brasileiro de APls é um sistema integrado de gestão de conhecimento em Arranjos, incorporado no Portal APL (http://redeapl.ibict.br), e tem como objetivo permitir o monitoramento e a vinculação das informações geradas em cada arranjo produtivo. “Esse produto vai permitir uma troca sistematizada dos resultados de programas ou atividades desenvolvidos regionalmente, assim como das melhores práticas e lições aprendidas em cada operação”, explica a diretora de APLs e Cadeias Produtivas da Seplande, Fátima Aguiar.

Em todo o Brasil, apenas Alagoas, Paraná e Goiás foram selecionados para aportarem o projeto-piloto desse observatório. O critério de escolha para os três Estados levou em conta a organização da governança e relação que cada um deles tinha com seus arranjos produtivos locais. “Nós desenvolvemos um modelo de coordenar APLs que traz resultados. Ser um dos estados escolhidos, o único do nordeste, prova o esforço que vem sendo feito”, ressalta o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Seplande, Michael Chinelato.

Inicialmente, apenas os APLs de Ovinocaprinocultura do Sertão Alagoano, Turismo Costa dos Corais e Tecnologia da Informação serão integrados ao projeto-piloto. Na segunda fase do processo, todos os APLs do Estado serão inseridos.

Segundo Michael Chinelato, a nova ferramenta vai facilitar a gestão nos conglomerados. “Além de promover a interação entre os atores produtivos e institucionais envolvidos, o observatório vai possibilitar a geração de negócios, trazendo desenvolvimento a esses produtores, que vão buscar ainda mais aperfeiçoar suas atividades em geral”, enfatiza.

Depois da capacitação, os técnicos que integram o Núcleo Estadual de Alagoas estarão aptos a efetuar o repasse do treinamento, de acordo com as necessidades e interesses da coordenação do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), das Secretarias setoriais, gestores de Apls, atores locais e parceiros. 

Primeira Edição © 2011