Evolução de projetos estruturantes do Alagoas Tem Pressa é apresentada

Gerentes e coordenação do Programa avaliaram andamento das ações em reunião ocorrida na Secretaria de Estado do Turismo (Setur)

23/05/2012 11:25

A- A+

Ascom/Seplande

compartilhar:

Os principais avanços alcançados foram compartilhados na reunião mensal dos gerentes de projetos estruturantes do Programa Alagoas Tem Pressa, ocorrida nesta quarta-feira (23), na sede da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Entre as pautas, estavam às apresentações de projetos das secretarias de Estado da Saúde, do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, da Infraestrutura e do Turismo.

Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, foi a responsável pela abertura das atividades da manhã de trabalho e apresentou em primeira mão a campanha de divulgação nacional “As praias da Copa”, que será utilizada pelo Estado nos próximos dois anos no intuito de atrair os turistas que vão prestigiar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

“É um prazer para nós, que compomos a equipe da Setur, receber os gerentes e a equipe do Programa Alagoas Tem Pressa em nossa sede. Gostaria de ressaltar o quanto acreditamos na importância do programa para o direcionamento na execução das ações planejadas pelo Governo”, afirmou Danielle Novis.

Em seguida, a equipe da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) responsável pelas negociações com o Banco Mundial para a aquisição de recursos que viabilizem algumas ações do Alagoas Tem Pressa, explicou o modo como está estruturado o projeto que será enviado à instituição financeira e negociado pelo Governo.

As apresentações dos cinco projetos estruturantes elencados para o encontro deste mês deram sequência às atividades. Jair Galvão, gerente do projeto Expansão do Turismo com Foco na Infraestrutura e Serviços de Qualidade, de responsabilidade da Setur, foi o primeiro a demonstrar a situação atual e os principais gargalos enfrentados para o desenvolvimento das ações programadas.

Uma das boas notícias foi a finalização do projeto para a construção do Marco Referencial Turístico do Estado, que será erguido no local onde atualmente encontra-se o antigo Iate Clube Alagoinhas, inclusive, já houve a transferência do termo de posse do local para o Governo de Alagoas, faltando apenas a liberação da licença ambiental pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) para o início das obras.

O projeto Canal do Sertão, da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), foi apresentado pelo gerente Alexandre Barros. Ao todo, o projeto possui 250 km, 60 km já estão prontos e as obras continuam em ritmo acelerado. A expectativa é beneficiar um milhão de alagoanos com a sua conclusão.

Uma parceria emergencial firmada entre o Governo e a Eletrobras irá permitir que o primeiro trecho da obra com 45 km passe a ser efetivamente utilizado. A empresa de distribuição de energia irá emprestar um transformador para que bombas possam distribuir a água ao longo do percurso, beneficiando a população sertaneja residente no entorno do Canal já nos próximos 90 dias, numa tentativa de minimizar os efeitos causados pela Seca que assola o Sertão alagoano.

Para dar continuidade aos trabalhos, a gerente Poliana Bugarin, da Seplande, expôs o projeto Fortalecimento dos Micro e Pequenos Negócios e Promoção do Empreendedorismo. Um dos principais eventos inseridos no projeto, o Fomenta Alagoas, foi citado como uma oportunidade de estreitar as relações entre microempresários e os responsáveis pelas compras governamentais, gerando um novo leque de fornecedores e incentivando o empreendedorismo no Estado.

Outra ação prevista é a realização do levantamento histórico sobre os artesanatos de filé e boa noite para que se inicie o processo de Identificação Geográfica (IG), junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), reconhecendo os artesanatos como genuinamente alagoanos.

As apresentações dos projetos Maior Produtividade e Valor Agregado na Agropecuária, da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) e Redução da Mortalidade Materno-infantil, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) encerraram a participação dos gerentes.

O superintendente da Modernização e Gestão da Seplande – coordenadora do Programa Alagoas Tem Pressa - Geraldo Valle, encerrou o encontro informando o papel e o objetivo da equipe de monitoramento para a condução eficiente do programa. 

Primeira Edição © 2011