Campanha alerta sobre Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

23/05/2012 05:32

A- A+

Segs

compartilhar:

Dia 26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma e a Medley Indústria Farmacêutica, através da sua unidade de genéricos, lança uma campanha de conscientização sobre a doença. Serão distribuídos, nas farmácias parceiras, folhetos com o objetivo de informar a importância do diagnóstico precoce, orientando a população a procurar um Oftalmologista para realizar exames periódicos. A campanha pretende atingir 80 mil pessoas.

O glaucoma é uma doença ocular que provoca lesões no nervo ótico e é causada, principalmente, pelo aumento da pressão intraocular. Se não tratada, pode levar à perda da visão gradativa e até mesmo à cegueira. O Conselho de Oftalmologia Brasileiro (COB) estima que o problema afete 985 mil pessoas no Brasil e 600 mil delas não sabem que estão doentes.

A doença é a segunda causa de cegueira no mundo e a terceira no Brasil e, geralmente, é descoberta tardiamente. Cerca de 80% dos portadores não sentem nada nos estágios iniciais. O glaucoma crônico costuma atingir pessoas acima de 35 anos de idade. O controle é realizado com o uso contínuo de colírios e, nos casos mais graves, com intervenção cirúrgica.

VEJA TAMBÉM:

Pacientes do Glaucoma ainda encontram dificuldades para atendimento;

Secretário nega que programa tenha sido suspenso por irregularidades;

Defensoria Pública entra com ação para garantir atendimento a pacientes do Glaucoma;

MP diz que vai buscar garantir atendimento aos pacientes do glaucoma;

18 mil pessoas vão ficar sem tratamento do Glaucoma em Alagoas.

Primeira Edição © 2011