TJ discute sobre vaga de conselheiro do TC

Washington Luiz pediu vistas ao processo. Nove desembargadores votaram a favor

22/05/2012 09:59

A- A+

Redação

compartilhar:

Atualizado às 16h15.

A maioria dos desembargadores presentes no pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) decidiu que o Ministério Público de Contas é quem deve ficar com a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), aberta após a aposentadoria do conselheiro Isnaldo Bulhões.

Além do voto da relatora do processo, Elizabeth Carvalho, os desembargadores James Magalhães, Estácio Gama, José Carlos Malta Marques, Nelma Padilha, Pedro Augusto Mendonça, Edivaldo Bandeira Rios, Otávio Praxedes e o magistrado José Cícero Alves da Silva, também foram favoráveis ao MP de Contas.

Três desembargadores não votaram: Orlando Manso e Tutmés Ayran que não anteciparam os seus votos, e Washington Luiz, que fez pedido de vistas do processo, para que ele fosse analisado.

A vaga está sendo disputada pela Assembleia Legislativa de Alagoas e pelo MP de Contas. O MP indicou Gustavo Henrique de Albuquerque enquanto que o Legislativo escolheu entre 14 candidatos, o deputado Fernando Toledo.

Mesmo tendo sido escolhido pela maioria dos votos dos deputados, Fernando Toledo corre o risco de não ser nomeado pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). Já que o Ministério Público de Contas recorreu judicialmente para ter o direito de indicar o nome à vaga no TCE. Hoje o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), julga o mérito do mandato de segurança.

Mesmo com nove votos a favor, o processo de votação não foi concluído.
 

Primeira Edição © 2011