Tumulto marca mudança de moradores da Favela do Jaraguá

Cerca de 40 famílias se nega a deixar o local alegando dificuldades para continuar trabalhando com a pesca

21/05/2012 08:12

A- A+

Marcela Oliveira e Mickaell Clygens

compartilhar:

As famílias que moram em barracos na Favela do Jaraguá começaram a ser transferidas na manhã desta segunda-feira (21) para a Vila dos Pescadores, conjunto habitacional construído na Avenida Assis Chateaubriand, no Trapiche da Barra.

A mudança das primeiras 35 famílias, feita por caminhões disponibilizados pela prefeitura, está sendo acompanhada pela Polícia Militar, pelos representantes das superintendências municipais de Controle do Convício Urbano (SMCCU), de Transportes e Trânsito (SMTT) e de Limpeza Urbana (Slum) e ainda pelas secretarias municipais de Segurança Comunitária (Semsc) e de Assistência Social (Semas).

Ainda nesta manhã haverá uma solenidade de inauguração com a presença do prefeito Cícero Almeida e do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. "Mais uma meta a ser cumprida. Jaraguá vai ser totalmente reestruturado. Tudo será demolido para continuar com a reestruturação da orla do Jaraguá. Essa desocupação não tem nada a ver com a expansão do porto”, disse o prefeito.

No total, 450 famílias estão cadastradas para receberem novas casas. Os moradores comemoram. “Há cinco anos esperava esse sonho ser realizado. Agora vai se tornar realidade. Eu me preocupava em como ia criar meu filho em uma favela, onde tem tantas drogas”, disse Ana Cláudia.

Mas, a mudança não é bem-vinda para todos. Trinta e oito famílias não querem deixar o local alegando que ficarão distante do trabalho. “Morando naqueles apartamentos, a gente terá que se deslocar para trabalhar no Jaraguá e não temos condições de pagar transporte. Lá, a maré é forte e não é boa para a pesca”, justifica uma das líderes do movimento, Lúcia da Silva.

Houve tumulto entre os moradores que não querem deixar a favela e os fiscais da SMCCU, que quebrou os cadeados de alguns barracos.

Segundo a assistente social da prefeitura, Suzana Lobo, os moradores que estão resistindo poderão permanecer no local até a próxima sexta-feira (25), depois terão que ser retirados, pois os barracos serão demolidos.

O remanejamento das famílias transcorrerá durante toda a semana. Ficou decidido que o plano de remanejamento será executado de acordo com o seguinte calendário: segunda-feira, dia (21), das 12h às 17h, será feita a mudança de 35 famílias para a Vila dos Pescadores; na terça (22), das 8h às 17h, mais 108 famílias serão transferidas; na quarta (23), 11; na quinta (24), 88; e na sexta (25), o remanejamento será concluído com a transferência de 29 famílias.

Na Vila dos Pescadores, os novos moradores vão contar com infraestrutura, como instalações hidráulica e elétrica, áreas pavimentadas e de lazer.

O conjunto residencial conta com 75 blocos, comportando seis apartamentos em cada um deles, totalizando 450 moradias.
 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011