Terremoto na Itália deixa 7 mortos e milhares de desabrigados

21/05/2012 05:24

A- A+

Folha Online

compartilhar:

Uma mulher de 86 anos é a sétima pessoa a morrer devido ao terremoto ocorrido na madrugada de domingo no norte da Itália. Anna Abeti, moradora de Vigarano Mainarda, sentiu-se mal após o tremor e teve um derrame. A idosa foi levada ao hospital mas não resistiu.

Na fábrica de Bondeno, na província de Ferrara, região de Emilia Romagna, morreu um trabalhador marroquino de 29 anos, Tarik Naouch, que terminava seu turno às cinco da madrugada, e sobre quem caiu uma viga na cabeça depois que o teto da construção caiu, sem que outros trabalhadores sofressem ferimentos.

Nicola Cavicchi, que tinha decidido substituir uma colega, e Leonardo Ansaloni, que terminavam seu turno às seis da manhã, trabalhavam no departamento de cocção da fábrica de cerâmica de San Agostino quando o telhado caiu em cima deles e morreram, disse o representante do sindicato local Victor Battagia.

Uma mulher alemã, Gabi Ehsemann, de 37 anos, que estava na Itália por motivos de trabalho, morreu em San Alberto de San Pedro em Casale, Bolonha, provavelmente por causa de uma crise provocada pelo medo durante o terremoto.

Nerina Balboni, de 103 anos e moradora de San Agostino, morreu atingida por destroços de sua casa.

Gerardo Cesaro, de 59 anos, era trabalhador da Tecopress, uma fundição de San Agostino, e foi encontrado morto após o tremor.

REMOVIDOS

O terremoto deixou cerca de 3.000 pessoas desabrigadas, a maior parte na região de Modena. De acordo com o jornal italiano "Corriere della Sera", o chefe de Defesa Civil italiana, Franco Gabrielli, declarou que a prioridade agora é acolher o mais rápido possível as pessoas desabrigadas.

Na localidade de Mirandola, província de Ferrara, os doentes em estado grave do hospital local foram removidos, assim como os idosos de um asilo, informa a Defesa Civil.

O terremoto de 6 graus de magnitude na escala Richter registrado às 2h03 deste domingo (horário local, 11h03 de sábado em Brasília) na região de Emília-Romanha (norte da Itália) foi sentido também em outras como Toscana, Vêneto, Lombardia, Tretino-Alto Ádige e Friuli Venezia Giulia.

O tremor, que teve seu epicentro a 5 quilômetros a leste da localidade de San Felice sul Panaro, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália, foi precedido por outros dois, um de intensidade 4,1 - umas três horas antes do principal - e outro, de 2,2 graus.

Em várias cidades, segundo informa a imprensa local, muitas pessoas saíram para as ruas em pânico ao sentir o tremor, que durou cerca de 20 segundos.

Primeira Edição © 2011