Novos membros do Conselho da Pessoa com Deficiência tomam posse

21/05/2012 15:48

A- A+

Secom

compartilhar:

Os novos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência tomaram posse na manhã desta segunda-feira (21), no auditório Paulo Freire, na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Eles irão cumprir mandato de dois anos, podendo ser reeleitos para novo mandato. Durante a posse, os conselheiros destacaram a importância do trabalho do colegiado em defesa da pessoa com deficiência, na busca constante de políticas públicas capazes de oferecer mais dignidade ao segmento.

A solenidade contou com a participação da vereadora Tereza Nelma (PSDB), representando a Câmara Municipal de Maceió, e da deputada federal Roseane Cavalcante - Rosinha da Adefal (PT do B). Na saudação que fez aos conselheiros, a vereadora lembrou que a realidade da sociedade é bem diferente que alguns anos atrás. “Os portadores de deficiência devem se unir e trabalhar para que as políticas públicas façam acontecer”, ressaltou Tereza Nelma.

A deputada Rosinha da Adefal complementou as palavras da vereadora. Ela lembrou que o Brasil é o quinto país mais inclusivo em sua legislação. No entanto, tornar essa realidade prática é algo bem diferente. “Depois que o Brasil assinou a convenção da ONU, somos vistos hoje como pessoas. Mas, mesmo assim, é grande a dificuldade para tirar do papel esses direitos e revertê-los em favor da gente”,
disse ela, também portadora de deficiência física.

A secretária do Conselho, Danielle Vieira, explicou que as atividades dos novos conselheiros serão iniciadas após uma reunião, quando serão escolhidos presidente e vice, a fim de começar os preparativos para a Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, que deverá acontecer até o final de julho, preparatória para a Conferência Nacional, marcada para dezembro.

O conselho, que funciona no bairro do Farol, próximo ao escritório da Anatel, é formado por 14 representantes de governo, sendo sete titulares e mesmo número de suplentes, além de sete membros não-governamentais titulares e um suplente.

Primeira Edição © 2011