Prévia do PT em Recife vira guerra de liminares na Justiça

20/05/2012 15:36

A- A+

Folha Online

compartilhar:

Uma guerra de liminares deve colocar sub judice o resultado da prévia que o PT realiza neste domingo (20) para definir seu candidato à Prefeitura de Recife (PE).

Nas urnas, disputam o atual prefeito, João da Costa, e o secretário de Governo do Estado, Maurício Rands. Na Justiça, os dois brigam para definir quantos filiados têm direito a votar na prévia.

Em poucas horas, três decisões judiciais foram expedidas, alterando as ordens anteriores e modificando o colégio eleitoral.

Na última delas, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Jovaldo Nunes, determinou que todos os 33 mil filiados ao partido em Recife poderiam votar, mas proibiu a proclamação do resultado enquanto o impasse persistir.

Os grupos de Costa e Rands divergem sobre a regularização dos filiados. Há diferenças na interpretação das datas-limite para o pagamento das contribuições partidárias.

Já se falou em 27 mil pessoas aptas, em 24 mil e, na noite de sexta, a direção nacional do PT anunciou que 20 mil filiados poderiam participar da prévia.

Mesmo assim, diante da polêmica, o comando petista determinou que os outros 13 mil poderiam votar, mas em urna separada. A validade desses votos seria avaliada depois.

O prefeito seria beneficiado com o maior número de votantes, pois seriam incluídos os servidores municipais comissionados, que foram regularizados em mutirão e em prazo contestado por Rands.

Grupos ligados a Costa conseguiram no sábado uma liminar contra o partido. Aliados de Rands derrubaram a liminar. Hoje, o presidente de TJ mudou novamente a decisão.

Apesar da confusão, a prévia está sendo realizada. Os dois candidatos já votaram. O PT de Recife avalia a possibilidade de anunciar o resultado das urnas ainda neste domingo, sem, no entanto, proclamar o vencedor

Primeira Edição © 2011