François Hollande visita hoje a Casa Branca

O Presidente francês, François Hollande, já partiu para os Estados Unidos e deverá hoje visitar a Casa Branca, a convite do Presidente Barack Obama, antes de participar nas cimeiras do G8, até sábado, e da NATO, até segunda-feira.

18/05/2012 06:15

A- A+

DN Globo

compartilhar:

A agência de notícias France Presse avança que François Hollande viaja acompanhado dos ministros Laurent Fabius, dos Negócios Estrangeiros, e Pierre Moscovici, da Economia. A primeira-dama, Valérie Trierweiler, também integra a comitiva, a convite de Washington.

O ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, vai juntar-se ao Presidente francês em Chicago, para a reunião da NATO.

Esta é a primeira vez que François Hollande e Barack Obama se encontram. Os dois dirigentes deverão discutir dossiês delicados, quer no quadro na reunião do G8 (sobretudo a crise da dívida europeia), quer no quadro do encontro dos membros da Aliança Atlântica (Afeganistão, Irão ou Síria).

Hollande deve anunciar nesta conversa com Obama a antecipação, em dois anos, da retirada das tropas francesas do Afeganistão (3. 300 efetivos). A agência de notícias Associated Press considera que essa intenção de Paris pode "enfurecer" os aliados da NATO, embaraçar Obama, que é candidato à reeleição, e pode também ser logisticamente impossível.

O Presidente norte-americano já saudou, no entanto, outras ideias de Hollande, nomeadamente a sua vontade de reorientar a Europa para o crescimento económico, contra a disciplina orçamental rígida defendida pela Alemanha.

Primeira Edição © 2011