Comemora-se hoje o Dia Internacional dos Museus

18/05/2012 06:17

A- A+

Angola Press

compartilhar:

Comemora-se hoje, 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus, instituído pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus – organismo da UNESCO).

O ICOM, que desde 1946 representa os museus e os profissionais de museus, congrega cerca de 28 mil profissionais e dois mil museus, integrando 31 comités internacionais.

Instituído em 1977, o Dia Internacional dos Museus adota em cada ano uma temática ou um lema específico, visando assim conferir um sentido universal às comemorações que, nos diferentes países e sob as mais diversas abordagens, reúnem públicos habituais de museus com novos visitantes e participantes ocasionais.

Neste ano de 2012, o tema proposto pelo ICOM para as comemorações do 18 de Maio é "Museus num mundo de mudança: Novos Desafios, Novas Inspirações”.

Para saudar a data, estão a ser levadas a cabo, em várias partes do mundo, actividades de dinamização cultural, que estimulem o conhecimento e a aproximação dos diferentes públicos aos museus.

Os museus existentes em Angola desde 1976 surgiram para resgatar os valores culturais que antes da independência foram ignorados pela potência colonial portuguesa, afirmou em Luanda, o director nacional dos museus, Manzambi Vuvu.

Segundo Manzambi Vuvu, antes da proclamação da independência, em 1975, os angolanos eram impedidos de terem acesso a sua cultura, a sua identidade.

"Isto fez com que para se alterar a situação da política cultural da altura, logo depois da independência, a prioridade foi de reafirmação da identidade cultural aproveitando as estruturas existentes, como os núcleos museológicos e museus que beneficiavam os colonos", indicou.

O director recorda ter havido a necessidade de se dar nova missão aos mesmos, que se conformasse com a linguagem cultural nacional.

"Nesta fase, não houve a possibilidade de construir-se museus de raiz em Angola, situação que ocorreu em outras partes do continente africano, pois muitos dos países, saídos da guerra, nem tinham a prioridade da protecção do património cultural", asseverou.

Os únicos museus de raiz que já existiam em Angola, fez saber, é o Museu de História Natural, em Luanda (construção moderna), e o Museu do Dundo, Lunda Norte (construção tradicional).

Agora, disse Manzambi Vuvu, depois de 2002 gizou-se um plano de recuperação e reestruturação dos museus dando-lhes um figurino que se adequa ao seu objecto social e à modernidade.

O Museu do Dundo, apesar de ter sido erguido para responder a função museal, apontou que foi o primeiro a sofrer obras de restauro que se consubstanciaram na reabilitação da sua infra-estrutura, modernização dos espaços onde se vão montar uma nova exposição, bem como se vai renovar a estrutura de funcionamento desta instituição em termos de gestão, investigação científica, conservação e difusão cultural.

A seguir a este museu, fez saber que no quadro deste programa de recuperação e renovação dos museus da Direcção Nacional de Museus (iniciado em 2005, com o Museu do Dundo), consta também os projectos de renovação do Museu Nacional de História Natural e o Museu da Escravatura (em Luanda), o Museu Nacional de Arqueologia em Benguela, bem como a construção de infra-estruturas de raiz dos museus regionais de Cabinda, Huíla, Huambo e do Lobito (Benguela).

Em Angola, estão sob a égide do Ministério da Cultura 12 museus em funcionamento. No entanto, no âmbito do futuro figurino dos museus, está a fazer-se com que os museus especializados e pertencentes aos ministérios e às entidades privadas possam igualmente ser tuteladas ou coordenados pelo Ministério da Cultura.

Primeira Edição © 2011