Fórum de Operadores Hoteleiros critica organização de hospedagem da Rio+20

17/05/2012 04:32

A- A+

Porto Gente

compartilhar:

O presidente do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), Roberto Rotter, criticou a contratação da operadora de turismo Terramar para organizar a hospedagem das delegações estrangeiras na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em junho.

"A agência que ganhou a licitação não tinha experiência e não tinha capacidade financeira para organizar um evento como esse, uma vez que dependia do dinheiro que ia receber das delegações estrangeiras para repassar aos hotéis que tinham bloqueado apartamentos especialmente para o evento", declarou.

Ele disse ter informado o Ministério das Relações Exteriores sobre a incapacidade da operadora Terramar. "Mas não tivemos nenhuma receptividade por parte do ministro do Itamaraty responsável pela Rio+20", disse.

Roberto Rotter também criticou o fato de uma empresa ter sido licitada para resolver as questões de hotelaria na Rio+20. E fez uma comparação: disse que, em setembro, haverá a Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque. "Nem a cidade de Nova Iorque, nem a ONU contrataram empresas para lidar com a questão dos hotéis."

Redução do preço
Ele afirmou ainda que, depois dos problemas verificados nas últimas semanas em relação à Terramar, a operadora vai deixar de cobrar integralmente a taxa de agenciamento.

"Além disso, os hotéis do Rio de Janeiro vão pagar 10% à Terramar referentes a todas as diárias negociadas para a Rio+20. A Terramar também vai devolver aos hotéis, até o dia 15 de maio, os apartamentos bloqueados, mas ainda não pagos pelas delegações estrangeiras. Os preços finais vão sofrer redução de, no mínimo, 30%", previu.

Primeira Edição © 2011