Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes terá campanha educativa

As atividades começam às 9 horas na Estação Rodoviária João Paulo II, no bairro Feitosa, com a distribuição de material informativo a motoristas e taxistas

17/05/2012 08:18

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Em razão do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH) vai realizar, nesta sexta-feira (18), uma série de ações visando incentivar a população a denunciar a violência sexual contra meninos e meninas.

As atividades começam às 9 horas no Terminal Rodoviário João Paulo II, no bairro Feitosa, com a distribuição de material informativo a motoristas e taxistas.

Ainda pela manhã serão realizadas blitze em motéis existentes no bairro com a finalidade de mobilizar a população contra a violência sexual. Também serão afixados cartazes nas escolas sobre o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A programação terá sequencia à tarde com a fixação de cartazes e adesivos em bares, restaurantes e hotéis da orla de Maceió, no trecho da Pajuçara até o Posto Sete, na Jatiúca.
As atividades serão realizadas por meio da Superintendência da Criança e do Adolescente, Procon e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceira com o Sest/Senat.

O objetivo principal das ações é incentivar a população a denunciar as diversas violações por meio do Disque Direitos Humanos. A mobilização tem a intenção de demonstrar a indignação frente às violações dos direitos sexuais, além de fazer com que a população seja agente de ações protetivas de crianças e adolescentes.

Para a secretária da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, que vai participar das ações, a mobilização é importante porque incentiva a observância ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o qual defende os seus direitos. “Criança não é para viver na rua, pois fica vulnerável a todo tipo de exploração. A SEMCDH, através da superintendência e do conselho, tem trabalhado para proteger criança e adolescente”, assinalou.

A data foi instituída em 1998 para reafirmar a responsabilidade da sociedade brasileira na garantia dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. O dia foi escolhido devido ao caso de Araceli Cabrera Sanches, menina capixaba de oito anos que foi sequestrada em 18 de maio de 1973, estuprada e morta. Os culpados nunca foram punidos.

A partir da instituição do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, são organizadas mobilizações em todo o Brasil nessa data.
   

Primeira Edição © 2011