Governo apresenta projetos a serem financiados pelo BNDES

Gestores e técnicos da Defesa Social, Ciência e Tecnologia, Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura detalharam ações ao Banco nesta quarta-feira

16/05/2012 15:29

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Governo de Alagoas apresentou nesta quarta-feira (16) ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) projetos de infraestrutura que poderão ser financiados através de um empréstimo negociado com a instituição financeira. A reunião de trabalho, que se estendeu até o final da tarde, ocorreu na sede da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e foi aberta pelo secretário Luiz Otavio Gomes.

Os gestores e técnicos das pastas da Defesa Social; Ciência, Tecnologia e Inovação; Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura discutiram com os diretores do BNDES os principais projetos dessas áreas que podem ser viabilizados a curto e médio prazo por meio de financiamento. Foram detalhados os principais objetivos e metas que poderão ser atingidos com a captação dos recursos. Para cada projeto, foi definido a necessidade de investimento e o impacto que sua concretização poderá exercer do ponto de vista social e econômico.

“A presença do BNDES em Alagoas comprova que o Estado retomou sua credibilidade diante das principais instituições financiadoras dos projetos. Estamos aqui para apresentar nossas principais necessidades e encontrar a melhor maneira de viabilizá-las”, disse o secretário Luiz Otavio Gomes em sua fala inicial, acrescentando que todos os projetos apresentados englobam as áreas de atuação do Programa Alagoas Tem Pressa.

No início do encontro, com o secretário de Estado da Fazenda, Maurício Toledo, os técnicos do Banco discutiram questões operacionais do financiamento, como os prazos a serem cumpridos, as garantias e as taxas exigidas pela instituição.

“Queremos conhecer toda a estrutura, viabilidade e detectar quais são as principais prioridades para partirmos para a parte técnica do financiamento. Para isso, será feito um estudo elaborado junto com a Secretaria de Estado da Fazenda para definirmos as melhores alternativas que poderão ser oferecidas”, destacou o coordenador da missão do BNDES, Henrique Rogério Lopes.

Segurança Pública

Representando a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), o secretário Dário Cesar apresentou o projeto de sua pasta para gestão de resultados na Segurança Pública. Com o objetivo de controlar a criminalidade nos pontos críticos do Estado, Maceió e Arapiraca, a proposta é composta por 8 pontos considerados primordiais para dar início ao processo de estruturação da Segurança Pública.

De acordo com o projeto, a construção de um novo prédio para o Instituto de Criminalística, de todos os pontos ressaltados, é o que precisa ser realizado com maior urgência. Para combater o crime diretamente nas cidades que registram os dois maiores índices do Estado, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (HPP) e o Departamento de Repressão ao Narcotráfico serão construídos em Maceió e Arapiraca. Quatro Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) também serão construídas.

Duas medidas importantes para o processo de ressocialização de reeducandos serão voltadas para o complexo penitenciário alagoano: a criação de uma unidade exclusivamente voltada para o sistema de regime aberto e a ampliação da unidade carcerária feminina. Por fim, está previsto no plano a instalação de 30 Bases Comunitárias de Segurança, usadas para desarticular grupos criminosos que atuam em comunidades.

O secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, declarou-se um defensor de recursos destinados à área de Segurança Pública. “Esses projetos são de fundamental importância para que seja possível alcançar a estruturação da Segurança Pública no Estado, e com certeza essa é uma prioridade do Governo Teotonio Vilela”, ressaltou Luiz Otavio.

Primeira Edição © 2011