Colômbia aprova marco legal para negociações de paz

16/05/2012 05:28

A- A+

Correio do Brasil

compartilhar:

A Câmara dos deputados da Colômbia aprovou um projeto de lei que estabelece um marco legal para a paz no país e permitiria uma eventual negociação com os grupos armados ilegais.
O projeto foi ratificado com 126 votos a favor e quatro contra, e agora deverá passar aos dois últimos debates no Senado.

A votação ocorreu depois de um dia violento na capital, Bogotá, onde ocorreu um atentado a bomba contra o ex-ministro de Estado Fernando Londoño. Horas antes um carro-bomba foi desativado.

O ex-ministro ficou ferido e dois de seus guarda-costas morreram e cerca de trinta pessoas foram feridas.

O presidente da República, Juan Manuel Santos, agradeceu ao Congresso, através de sua conta na rede social Twitter, a aprovação do projeto apesar do atentado.

Para o governo a norma aprovada dotaria o mandatário dos instrumentos necessários para buscar um eventual fim do conflito armado interno mediante uma negociação com os grupos armados.

Entretanto, essa iniciativa é fortemente rechaçada por um setor poderoso da direita, no qual se encontram precisamente Londoño e o ex-presidente Álvaro Uribe.

Inclusive alguns analistas não descartam que o atentado esteja relacionado com o debate em torno da iniciativa e sua iminente aprovação como acabou acontecendo.

Sobre essa hipótese, observadores sustentam que embora Londoño seja um representante da direita, o atentado teria a finalidade de abortar o projeto e culpar a extrema-esquerda pelo atentado.

Nesse sentido, recordam que no assassinato do também político de direita Álvaro Gómez, ainda não esclarecido, uma das hipóteses mais fortes sempre foi que os sicários que executaram o crime foram mandados pela corrente mais radical desse setor político.

Primeira Edição © 2011