ONU lança campanha com Gisele e Ronaldo para mobilizar brasileiros para a Rio+20

15/05/2012 08:27

A- A+

Folha Online

compartilhar:

A ONU lançou nesta segunda-feira (14) no Brasil a versão local da campanha "The Future we Want" (O Futuro que Queremos), que tem como objetivo mobilizar a população para a Rio+20, conferência global sobre desenvolvimento sustentável que ocorre de 13 a 22 de junho no Rio.

O objetivo da campanha é fazer com que as pessoas usem a internet para enviar fotos, vídeos e textos sobre o que esperam para o mundo nas próximas décadas. As contribuições podem ser publicadas no site www.ofuturoquenosqueremos.org.br.

"A discussão sobre desenvolvimento sustentável só será um sucesso se a opinião pública em cada país, a nível global, se envolver e fizer uma certa pressão sobre os governos e as empresas", afirma o diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil e porta-voz adjunto da Rio+20, Giancarlo Summa.

"É uma forma de influir sobre a conferência imediatamente e sobre todas as discussões que virão no futuro sobre o desenvolvimento sustentável", diz.

O material de divulgação da campanha conta com a participação de anônimos e famosos, como a modelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho, o jogador Ronaldo, o músico MV Bill, o artista plástico Vik Muniz e o arquiteto Oscar Niemeyer. Nenhum deles cobrou cachê.

As peças também foram elaboradas pelo Grupo Ogilvy sem custos para a ONU e serão veiculadas de forma voluntária por rádios, TVs, revistas e jornais.

O mote da campanha no Brasil é o slogan "eu sou nós", uma alusão tanto à necessidade de se pensar na coletividade quanto à força resultante da união de esforços individuais.

Junto com a campanha, também foi apresentada a ferramenta Agenda Total (www.agendatotal.org ), que terá seu conteúdo alimentado por representantes da ONU, de governos e da sociedade civil. O site permitirá ao público acompanhar a programação completa de eventos oficiais e paralelos da conferência. Parte do conteúdo, porém, será de acesso restrito à mídia.

Veja aqui o vídeo do artista Vik Muniz.

Primeira Edição © 2011