Santa Casa é o hospital que mais interna pacientes de média complexidade em AL

Instituição é única a internar pacientes dos 102 municípios alagoanos

14/05/2012 06:11

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Santa Casa de Maceió é o hospital que mais interna pacientes de alta complexidade em Alagoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O que pouca gente sabe é que a instituição também é a que mais interna pacientes de média complexidade no estado.

No rankgin nacional, a instituição ficou em 72º lugar entre os 5.130 hospitais brasileiros que internam pacientes de média complexidade.

Em Alagoas, a Santa Casa lidera a lista, registrando uma produção 34,6% maior que o segundo colocado, o Hospital Geral do Estado, e 46,3% maior que o terceiro lugar, o Hospital Sanatório com Unidade Paulo Neto.

Comparado a outros hospitais de porte semelhante, a Santa Casa produziu 174% a mais que o Hospital Universitário (14º no ranking estadual) e 448% acima do Hospital do Açúcar (27º colocado no mesmo ranking).

Mito
“Os números desmistificam a ideia de que a Santa Casa de Maceió investe apenas em procedimentos de alta complexidade”, disse o provedor Humberto Gomes de Melo, lembrando que a instituição, junto com o Hospital Nossa Senhora da Guia, é a única em Alagoas a internar pacientes de média complexidade de todos os 102 municípios do Estado.

A instituição que mais se aproximou desta marca foi o Hospital Geral do Estado, especializado em procedimentos de média complexidade, que recebeu pacientes de 99 cidades alagoanas.

O levantamento revelou a importância da Santa Casa de Maceió para 16 cidadesde outros estados do País, que enviaram pacientes para tratamento em seu complexo hospitalar.

O estudo, realizado pelo provedor Humberto Gomes de Melo junto ao Datasus, mostra também que a Santa Casa de Maceió superou importantes hospitais do pais no ranking nacional da média complexidade.

Na lista estão o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (8989), Santa Casa de Barretos (8140), Instituto do Coração da USP (6685), Real Hospital Português, de Recife (320), entre outros.

Na lista de procedimentos de média complexidade, estão as cirurgias ambulatoriais especializadas; procedimentos traumato-ortopédicos; patologia clínica; anatomopatologia; radiodiagnóstico; exames ultra-sonográficos; fisioterapia entre outros.
 

Primeira Edição © 2011