Nutricionista alerta sobre os cuidados com alimentação durante e pós gravidez

14/05/2012 12:18

A- A+

Assessoria

compartilhar:

“Ser mãe é padecer no paraíso”. A citação poderia lembrar que o status de “mãe” não é apenas de prazer, mas de zelo, pois exige da mulher mudanças no seu comportamento, rotina e cuidados reforçados com a alimentação, desde a gravidez.

De acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Drª Larissa Albuquerque, a alimentação é um ponto importante a ser zelado durante e pós gestação. “É preciso que a mulher coma muita fruta, verdura, coisas magras e evite alimentos gordurosos e produzidos na rua”, afirma.

Para Larrisa, algumas bebidas também devem retiradas do cardápio, tais como refrigerante e café. Ela lembra que as gestantes que possuem o costume de tomar muito café podem fazer a retirada aos poucos, assim como o refrigerante. “O maior mal do refrigerante é que ele afeta diretamente na formação óssea do bebê. Por isso, é recomendado que a gestante tenha a opção por outros líquidos”, diz.

Durante a gestação, o consumo de líquidos também é um dos fatores cruciais para a produção do leite materno: o melhor alimento para os recém nascidos. Segundo a nutricionista, não há um alimento específico que ajude na produção do leite. “Bastante líquido, suco, mas nada específico. Este consumo de líquido ajuda e muito para a mulher ter leite materno”, explica.

Mas, os cuidados com alimentação devem continuar mesmo após o nascimento da criança. O organismo frágil do recém-nascido fica vulnerável a dores e cólicas, que podem chegar a durar até três meses consecutivos.

Para evitar a cólica na criança, mais cuidados e prevenções devem ser tomados. “Chocolate, refrigerante e excesso de doce precisam ser evitados pelas mamães após o nascimento da criança. Estes alimentos, que fermentam mais, influenciam e causam desconforto à criança”, explica a nutricionista.

“A amamentação é o melhor alimento para o bebê. É bom lembrar que quando a mulher está amamentando ela precisa comer bem para repor o que está sendo gasto de três em três horas”, finaliza a nutricionista do Hapvida Saúde.

Primeira Edição © 2011