Mesa técnica debate implantação de apoio à distribuição de alimentos

14/05/2012 12:21

A- A+

Redação com assessoria

compartilhar:

Na manhã desta segunda a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), realizaram uma mesa técnica para construção de proposta da implantação de unidades de apoio à distribuição de alimentos da agricultura familiar, referente ao edital público SESAN/MDS nº 03/2012.

O recurso financeiro destinado à ação é de R$ 30,6 milhões e o prazo para cadastro no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SICONV) se encerra no dia 8 de junho.

O edital foi lançado no dia 25 de abril pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e articula diversas ações do Plano Brasil Sem Miséria, tratando de questões como segurança alimentar e nutricional, agricultura familiar, desenvolvimento territorial, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre outros.

A meta é expandir as unidades aos Territórios da Cidadania, garantindo que todos sejam contemplados com pelo menos uma unidade. Neste ano, foram elegíveis seis municípios: Viçosa, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Arapiraca e Maragogi.

Fortalecimento

As unidades são espaços físicos estruturados à distribuição dos gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar, no município e na região, em especial os adquiridos por meio do PAA ou PNAE. Devem atuar no apoio à comercialização da produção de alimentos da agricultura familiar nos mercados locais e regionais, visando o desenvolvimento de projetos de inclusão social e produtiva e o fortalecimento de sistemas agroalimentares de base solidária.

A mesa técnica desta terça-feira ocorreu na Seagri para que os municípios contemplados pudessem conhecer o objetivo do edital e esclarecer suas dúvidas de acordo com os pontos apresentados pelo representante do MDS, Elcio Magalhães.

Técnicos das Secretarias de Assistência Social e Agricultura, prefeituras e colegiados territoriais representaram os municípios de Maragogi, Arapiraca, Santana do Ipanema, Viçosa, Quebrangulo, Palmeira dos Índios e Igaci. A superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da Seades, Ana Paula Quintella, também participou do encontro.

Primeira Edição © 2011