Bloco governista se fragmenta e lança 4 candidatos em Maceió

O sonho de Teotonio Vilela (PSDB) era ter um único candidato a prefeito de Maceió, com todas as forças aliadas concentradas nele. Mas, a realidade é outra

14/05/2012 04:35

A- A+

Jornal Primeira Edição

compartilhar:

A quarta pré-candidatura do bloco governista à Prefeitura de Maceió será definida na próxima sexta-feira (18), com o lançamento do deputado federal Givaldão Carimbão, em grande festa organizada pela direção local e nacional do PSB.
Como o PRIMEIRA EDIÇÃO antecipou em sucessivas oportunidades, a direção nacional do Partido Socialista Brasileiro decidiu lançar candidatos em todas as capitais e optou pelo nome de Givaldo Carimbão, em Maceió, considerando seu histórico político e sua densidade eleitoral na capital.
O lançamento na sexta-feira será prestigiado pelo presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, governador de Pernambuco e declarado entusiasta do projeto encabeçado por Carimbão.
Nome cotado para disputar a presidência da República, representando a nova geração de políticos independentes, Eduardo Campos é visto também como eventual candidato a vice-presidente numa chapa encabeçada pelo senador mineiro Aécio Neves, do PSDB.

Eduardo Campos prestigia festa

Givaldo Carimbão será o quarto candidato a prefeito pelo bloco que tem como principal líder o governador Teotonio Vilela Filho. Já estão anunciados o deputado estadual Jéferson Morais, do DEM, o deputado federal Rui Palmeira, do PSDB, e o vereador Marcelo Palmeira, do PP, atual secretário estadual de Ação Social.

Três dos quatro pré-candidatos têm o apoio de um líder governista: Rui (Teotonio Vilela), Jéferson (José Thomaz Nonô) e Marcelo (Benedito de Lira). Givaldo Carimbão lidera o PSB ao lado de Katia Born, ex-prefeita de Maceió e atual secretária Estadual da Mulher.
O lançamento de Carimbão será reforçado com a presença de líderes nacionais socialistas em Maceió, já que a Executiva Nacional do PSB decidiu se reunir aqui no dia 18, sob a presidência de seu líder maior, o governador Eduardo Campos.

A ideia é criar um ambiente em que o deputado Carimbão possa mostrar toda sua força e prestígio, uma vez que, especialmente aqui em Maceió, o PSB acha que tem condições de concorrer em condições de conquistar o cargo hoje ocupado pelo prefeito Cícero Almeida.

Governador não terá ‘preferido’

Com quatro correligionários lançados à disputa sucessória, o governador Teotonio Vilela vai se esforçar para manter uma postura equilibrada, evitando assumir uma ou outra candidatura, mas tratando todos como aliados e dignos de seu apoio.

Como será uma eleição em dois turnos, pelo excesso de candidatos e o fracionamento do eleitorado, Vilela pedirá a todos que entrem na disputa de forma democrática e com o compromisso de união para o segundo turno.

A expectativa é de que a eleição será polarizada entre governo e oposição, o que tem levado os analistas a apostarem num confronto final envolvendo o deputado Rui Palmeira (governista) e o ex-governador Ronaldo Lessa (oposicionista).
 

Primeira Edição © 2011