Thor Batista é indiciado por homicídio culposo por atropelamento no Rio

Laudo da polícia aponta que filho de Eike Batista estava acima da velocidade permitida

12/05/2012 06:33

A- A+

iG

compartilhar:

A Polícia Civil indiciou nesta sexta-feira (11) o filho do empresário Eike Batista, Thor Batista, pelo crime de homicídio culposo - quando não há a intenção de matar - no inquérito que investigava o atropelamento e a morte de um ciclista na Rodovia Washington Luís, ocorrido em março deste ano.

De acordo com laudo feito pelo Departamento Geral de Polícia Técnico-Científica, Thor Batista dirigia sua Mercedes-Benz SLR McLaren a 135 km/h quando atropelou Wanderson Pereira dos Santos, de 30 anos. A velocidade máxima permitida para veículo de passeio na rodovia no trecho em que houve o acidente é de 110 km/h. Segundo o laudo, a conclusão foi obtida “com base na aplicação de leis físicas oriundas da mecânica newtoniana”.

O inquérito concluído pela 61ª DP (Xerém) vai ser entregue na próxima segunda-feira (14) ao Ministério Público. Os promotores do órgão vão decidir, então, se Thor Batista será ou não denunciado à Justiça. Em nota enviada à imprensa, a defesa do filho de Eike Batista contestou o método utilizado pela perícia da Polícia Civil para determinar a velocidade em que estava seu cliente.

"É inaceitável e causa indignação, uma vez que desacompanhada de qualquer método ou cálculo explicativo”, informa o comunicado. “Da forma como lançada no documento, a velocidade é uma afirmação que se traduz em peça de ficção científica, sendo impossível compreender, inclusive, como os peritos chegaram ao resultado”, completa.

Para a defesa, só há um método confiável para efetuar a estimativa de velocidade utilizada: o método Sirle, que leva em consideração a distância entre o corpo da vítima e o local do acidente. “Desta forma, confiamos no arquivamento do inquérito policial, tendo em vista que Thor Batista não deu causa ao trágico acidente”, informa a nota.

Primeira Edição © 2011