Tratamentos de fertilidade tornam sonho da gravidez em realidade

Ginecologista diz que em apenas três meses de tratamento cerca de 80% dos casais conseguem engravidar

11/05/2012 20:29

A- A+

Marigleide Moura

compartilhar:

Obter uma gestação é o sonho de muitos casais, porém problemas relacionados a fertilidade podem diminuir as chances de fecundação e adiar essa realização. No entanto, a medicina dispõe de recursos e tratamentos que possibilitam o nascimento de bebês, na maioria dos casos.

Vanessa Almeida sempre anelou ser mãe. Aos 37 anos ela recorreu à medicina e conseguiu com o auxílio de técnicas de reprodução realizar o maior sonho de sua vida: ter um filho. Segundo Vanessa, o desejo da maternidade acompanhou sua vida desde a adolescência. Casada há mais de dez anos, ela planejou o tratamento e aguarda Larissa.

“Tenho um quarto decorado, roupinhas, móveis, brinquedos e sonhos, muitos sonhos”, disse Vanessa bastante emocionada. “Quero amamentar, dar banho, carinho, educar, ser mãe. Toda mulher quer isso”, completou.

Para a felicidade de quem procura o auxílio da medicina para engravidar, o Dr. Marco Marigleide MouraCavalcanti, ginecologista e obstetra, da Clínica Reprodução, explica que cerca de 80% dos casais obtém sucesso em apenas três meses de tratamento.

Cavalcanti diz que os casais devem ainda na fase pré-nupcial procurar fazer uma avaliação com um médico ginecologista. Ele aconselha a realização de exames considerados básicos para o diagnóstico precoce de problemas que possam atrapalhar a fecundação. “Exames como o espermograma, o exame de ultrassonografia e o exame das trompas são fundamentais”, informa o médico.

O especialista desmistifica também vários conceitos populares relacionados a infertilidade. Segundo o Dr. Marco Cavalcanti, a ciência já sabe que existe uma tendência para que homens sejam mais inférteis que as mulheres. Em média, segundo o médico, 15% dos casais são inférteis, ou seja, apresentam problemas de infertilidade conjugal. Ele diz que o consumo de bebidas alcoólicas constantes, o fumo, a obesidade, o sedentarismo e o stress também estão entre os fatores que podem prejudicar a fertilidade tanto feminina quanto masculina.

Questionado sobre qual o método mais indicado para o tratamento de infertilidade, Dr. Marco Cavalcanti, que possui 28 anos de experiência com casais que desejam engravidar e já conseguiu proporcionar o nascimento de mais de 600 bebês, explica que para cada caso, a depender do tipo de problema, existe um método, um tratamento adequado. “ Não existe o melhor método. Existe o tratamento ideal para cada tipo de problema”, afirmou.

Tratamentos de fertilidade pelo SUS

Além das clínicas de reprodução que oferecem tratamentos especializados e métodos avançados contra a infertilidade, pacientes que dependem da assistência médica do Sistema Único de Saúde (SUS) também conseguem auxílio para a realização do desejo da gestação.

Em Maceió, por exemplo, segundo a coordenadora da Saúde da Mulher, Lusitania Barros, os casais que enfrentam problemas para engravidar tem opções para tratamento. Ela explica que existem alguns médicos que são especializados em tratamento de fertilidade nos postos de saúde da capital e que o SUS também oferece a realização de exames e até medicamentos, mas não disponibiliza técnicas de reprodução assistida.

“Infelizmente não temos à disposição da população a fertilização assistida. Na verdade, o SUS só cobre a parte de medicamentos e exames”, contou Lusitania Barros. Em Maceió, dezenas de casais procuram auxilio para poder resolver problemas de fertilidade no ambulatório do Hospital Universitário. Lá, o tratamento acontece tanto para problemas que afetam as mulheres como aos homens.


 

Primeira Edição © 2011