Centro de Referência visita municípios de sua base de atuação

A equipe aproveitou o momento também para abordar com os profissionais a questão das notificações

11/05/2012 15:47

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Maceió realizou visita técnica ao município de Marechal Deodoro para apresentar o funcionamento e as ações que o Cerest tem realizado em todos os municípios de sua rede de atuação. A equipe coordenada pela psicóloga do trabalho Denise Moreira - e composta pelo técnico em Segurança do Trabalho João de Jesus, a psicóloga do Trabalho Erivânia Ferreira e a assistente social Hildeth Neiva – foi bem recebida pela coordenação geral do hospital da cidade, que reuniu toda a sua equipe técnica para a ocasião.

“Estes encontros são importantes para firmar parceria na intenção de ampliar a rede de atendimento ao trabalhador no intuito de minimizar os conflitos vividos em função de acidentes de trabalho e agravos relacionados a doenças ocupacionais, ocasionadas muitas vezes pelo próprio ambiente profissional”, disse Denise Moreira.

A equipe aproveitou o momento também para abordar com os profissionais a questão das notificações, consideradas pontos culminantes para constatação da realidade vivida em todo o Estado. A coordenadora do Cerest de Maceió argumentou não ser possível trabalhar com notificações se essas não são descritas com fidelidade, sendo, muitas vezes, omitidas pela falta de conhecimento ou receio de um comprometimento em seu trabalho.

Denise relatou ainda que as notificações são de fundamental importância para que, de fato, o Cerest Regional possa atuar de forma mais pontual, não apenas fazendo os registros, mas também evitando que haja números alarmantes de acidentes, mediante uma proposta de prevenção. “O Cerest vem interceder em favor do trabalhador de uma forma técnica e humana construindo uma nova visão para a saúde do trabalhador”, frisou.

Ficou definido que no dia 19 de junho haverá um seminário em Marechal Deodoro com toda equipe técnica do Cerest Regional, direcionado para os servidores da saúde daquele município, com objetivo de alertar sobre a grande responsabilidade que os profissionais da saúde têm na busca de alternativas para minimizar os riscos de acidentes de trabalho e dos agravos vinculados à saúde do trabalhador.

Reforçando esse direcionamento, a coordenadora do hospital, enfermeira Renata, disse que há cerca de um ano tomou a iniciativa de assegurar a notificação dessas ocorrências.
Diante disso, a psicóloga Denise Moreira e a assistente social Hildeth Neiva solicitaram que todos os acidentes sejam devidamente e imediatamente comunicados ao Cerest de Maceió e notificados nas fichas que são encaminhadas ao Ministério da Saúde, para que esses possam ser inseridos nos registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), onde todos terão acesso a esses dados, podendo servir como proposta para a mudança dessa realidade lamentável.

Ainda na reunião, o técnico de segurança do trabalho João de Jesus discorreu sobre as normas e necessidade desses registros, mediante solicitações técnicas construídas para prevenir acidentes, onde se faz necessário que o próprio hospital tenha os seus registros voltados a esta prevenção. 

Primeira Edição © 2011