Ministério da Saúde pode comprar medicamentos do Lifal

10/05/2012 04:21

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A venda de remédios produzidos pelo Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas (Lifal) e o programa Crack, É Póssivel Vencer, criado pelo governo federal, foram os dois assuntos tratados pelo governador Teotonio Vilela Filho na tarde desta quarta-feira (9), em reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Na ocasião, o governador destacou que o Lifal contribui para a regulação dos preços de mercado e reivindicou o aumento das compras de remédios produzidos pelo laboratório, como o Ministério da Saúde (MS) faz com outros estados, a exemplo de Pernambuco e Rio de Janeiro.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, o presidente do Lifal, Domicio Silva, acompanharam o governador e ressaltaram que o MS já adquire dois produtos do laboratório, Lifal Indinavir e Lifal Nevirapina, e poderá comprar ainda outros dois: Lifal Clozapina e Lifal Tacrolimus. O secretário de Saúde destacou a importância do laboratório público para a geração de empregos no Estado.

O governador tratou ainda da compra de equipamentos para a Unidadede Emergência Dr. Daniel Houly, em Arapiraca, construída pelo Estado, e garantiu junto ao MS o cumprimento do acordo celebrado para a compra dos equipamentos no prazo da conclusão das obras.

Usuários de drogas
Ao tratar da questão do atendimento aos usuários de drogas, o governador Teotonio Vilela destacou que o Estado é pioneiro no combate ao crack. “Temos mais de 30 unidades de atendimentos conveniadas com o Estado e saímos na frente no combate às drogas”, disse.

Também presente, o secretário de Promoção da Paz, Jardel Aderico, explicou que Alagoas é um dos participantes do programa Crack, É Póssivel Vencer, criado pelo governo federal, e apresentou as ações promovidas pelo Estado. Entre elas, o secretário destacou as de Segurança Pública, com a criação de bases móveis para atender os usuários, e de Assistência Social para dependentes e famílias.

Outra iniciativa importante relatada ao ministro foi relativa às ações de prevenção, capacitação de pessoal e alinhamento das instituições envolvidas no combate à droga. Essas ações tiveram início nos bairros de Benedito Bentes e Vergel. “Nesses locais, já estão ocorrendo repasses mensais aos centros de assistência social. As unidades de atendimento tiveram reformas e capacitação para receber os usuários”, disse Jardel Aderico.

De acordo com o secretário, os investimentos federais serão aplicados nas redes de acolhimento e em cursos de capacitação para educadores de escolas públicas e na capacitação de policiais educadores. “Hoje, o Estado investe R$ 1 milhão por mês e oferece mil vagas de acolhimento. Nossa reivindicação é que o programa do Governo Federal destine mais R$ 1 milhão para o combate efetivo em todo o Estado”, afirmou.
 

Primeira Edição © 2011