Vitória elimina o Botafogo da Copa do Brasil

Time sai atrás no placar, mas se recupera e consegue vencer por 2 a 1. Rival nas quartas de final da Copa do Brasil será o Coritiba

09/05/2012 22:11

A- A+

GLOBOESPORTE.COM

compartilhar:

O cenário não era favorável ao Vitória. Havia empatado em 1 a 1 em casa e saiu atrás no segundo jogo. Mas o time teve força e disposição para virar e superar o Botafogo por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Engenhão, e conseguir a classificação para enfrentar o Coritiba nas quartas de final da Copa do Brasil. O confronto já começa a ser disputado na próxima semana, e o sorteio do mando de campo será realizado nesta quinta, na sede da CBF.

O resultado dá mais motivação ao Vitória para a disputa da final do Campeonato Baiano, domingo, contra o Bahia, no Estádio Pituaçu, quando também entrará em campo precisando vencer, já que o empate dá o título ao rival. Ao Botafogo resta a melancolia de uma decisão contra o Fluminense na qual precisa fazer três gols de diferença para levar a disputa para as cobranças de pênaltis.

Mas conseguir a vaga nas quartas de final não foi uma tarefa das mais simples para o Vitória. Sem Antônio Carlos e Fellype Gabriel, vetados na concentração, o Botafogo precisava de um empate sem gols ou de uma vitória simples, e o time parecia jogar com tranquilidade. Entre vaias e aplausos a Lucas e Elkeson, perseguidos desde a derrota para o Fluminense, o começo até foi animador para o clube carioca.

Aos 11 minutos, Maicosuel fez grande jogada e deixou Loco Abreu livre, mas o uruguaio chutou mal de direita e mandou a bola para fora. O Vitória também atacou, afinal, só se classificaria vencendo ou com um empate por dois ou mais gols. Mas o primeiro lance perigoso do clube baiano saiu de um chute do goleiro do Botafogo, Jefferson, que acertou a cabeça de Geovanni, mas na volta acabou indo para fora.

No entanto, em um novo chutão para a frente, Rodrigo não conseguiu cortar e a bola foi para Elkeson, que mesmo caído conseguiu chutar para abrir o placar. Na comemoração, o jogador do Botafogo desabafou, já que vinha sendo vaiado pelos torcedores. Depois do gol, o Botafogo recuou como havia acontecido contra o Fluminense. O Vitória passou a ser mais perigoso, principalmente nas bolas cruzadas. Aos 36, Jefferson saiu mal, Neto Baiano cabeceou e Lucas salvou em cima da linha.

No fim do primeiro tempo, numa jogada parecida, Jefferson ficou no meio do caminho, pedindo falta de Neto Baiano, e Uelliton cabeceou para Lucas impedir novamente o gol. Desta vez, no entanto, com a mão. O árbitro Paulo César de Oliveira deu pênalti e expulsou o jogador - que vinha de cartão vermelho no primeiro jogo da final do Carioca. Mas o goleiro alvinegro defendeu a cobrança de Neto Baiano, aos 48 minutos, e evitou o empate.

Os técnicos fizeram mudanças no intervalo. Oswaldo de Oliveira colocou Gabriel no lugar de Felipe Menezes para ocupar a lateral direita. Já Ricardo Silva tirou Geovanni para a entrada de Dinei. O Vitória aproveitou a vantagem de ter um jogador a mais para pressionar.

O empate não demorou a acontecer. Aos 12 minutos, Gabriel e Marcelo Mattos bobearam, Pedro Ken aproveitou e acertou um belo chute para colocar o Vitória no jogo. Por pouco, o time baiano não virou, aos 17, com cabeçadas seguidas de Rodrigo, defendida por Jefferson, e Uelliton.

A situação ficou completamente favorável ao Vitória, e as bolas alçadas se transformaram em desespero para o Botafogo. Até que, depois de várias tentativas, o time conseguiu a virada, aos 24, com um gol de cabeça do baixinho Tartá. O jogo ganhou contornos de drama quando Pedro Ken foi expulso diretamente aos 31, por falta violenta em Renato. O Botafogo, então, partiu com tudo para o ataque na busca por dois gols. Estreante, Vítor Júnior entrou no lugar de Marcelo Mattos. Maicosuel e Loco Abreu tiveram grandes chances, mas o Botafogo sequer conseguiu o gol de empate. Festa baiana no Engenhão.
 

Primeira Edição © 2011