Palmeiras goleira o Paraná se garante nas quartas

Dono de apelido curioso, Mazinho marca dois na goleada por 4 a 0 sobre o Tricolor. Palmeiras enfrenta Atlético-PR na próxima fase da Copa do Brasil

09/05/2012 22:04

A- A+

GLOBOESPORTE.COM

compartilhar:

Teve bom público em Barueri, bom futebol, boas perspectivas e a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. Também teve Messi, ainda que “genérico”. Nesta quarta-feira, o Palmeiras convenceu em uma de suas melhores atuações no ano. Sem dar chances para o Paraná, o time de Luiz Felipe Scolari fez 4 a 0 com tranquilidade, confirmou a vaga na próxima fase do torneio e viu um novo candidato a ídolo aparecer: com dois gols e uma assistência, Mazinho, o “Messi Black”, chamou a atenção.

Na próxima fase, o Palmeiras vai enfrentar o Atlético-PR, que eliminou o Cruzeiro também nesta quarta-feira, ganhando por 2 a 1. Já o Paraná concentra seus esforços na segunda divisão do Campeonato Paranaense e na Série B do Brasileiro.

Depois de duas semanas só de treinos, o Verdão se mostrou renovado e cheio de fôlego. A boa partida de Mazinho deu uma “dor de cabeça” a Felipão, que poderá contar com Luan na próxima fase. E essa briga ainda tem Maikon Leite, que entrou no segundo tempo e também fez seu gol.

Felipão não quis saber de surpresas e repetiu a escalação do jogo de ida, com Mazinho no ataque ao lado de Barcos. Conhecido pelos amigos como “Messi Black”, o meia mostrou empolgação com a nova chance. Em sua segunda partida com a camisa do Palmeiras, ele arriscou chutes de fora da área, foi para cima da defesa do Paraná e quebrou a marcação rival, caindo ora pelo meio, ora pela esquerda. Foi o que o Verdão mostrou de melhor no primeiro tempo.

Mas o Paraná sentiu que havia chance de surpreender. Com um empolgado grupo de tricolores fazendo barulho nas arquibancadas, a equipe de Ricardinho apostou nos lançamentos nas costas dos laterais. Com muito espaço por ali, principalmente no setor de Cicinho, o Paraná criou duas ótimas chances – na melhor delas, o ex-corintiano Douglas

Tanque demorou demais para chutar e perdeu a oportunidade de complicar o rival.
A defesa paranista não foi bem, e deixou que Barcos tentasse de todos os jeitos acabar com seu jejum (nos últimos oito jogos, fez apenas um gol, e de pênalti). Ele não conseguiu comemorar, mas pôde ver o predestinado Mazinho deixar o Palmeiras numa boa. Aos 25, o “Messi Black” deu uma de centroavante goleador, aproveitou uma boa falta cobrada por Marcos Assunção e apareceu atrás dos zagueiros para empurrar a bola às redes: 1 a 0 Verdão, e primeiro gol do meia com a camisa alviverde.

A tranquilidade do Palmeiras só aumentou, mas o zagueiro Henrique não deve ter sido avisado sobre a boa vantagem construída para a classificação. Muito tenso, o defensor foi tirar satisfações com Douglas Tanque depois de um empurrão e protagonizou uma discussão quente. O árbitro Péricles Bassols resolveu a situação com cartão vermelho para os dois. A reclamação palmeirense foi grande, e Marcos Assunção passou para a zaga. À beira do campo, Román passou mais de 15 minutos no aquecimento, sem ser chamado por Felipão.

Sem dar chances para o Paraná pensar em uma reação, o Palmeiras voltou do intervalo com velocidade máxima, e Mazinho, mais uma vez, conduzindo a equipe. O meia fez 2 a 0 logo em seu primeiro chute a gol do segundo tempo, aos seis minutos, e evitou que o time sofresse uma pressão e revisse fantasmas de eliminações recentes – principalmente contra o Guarani, no Campeonato Paulista.

A partir daí, com a classificação assegurada, o jogo serviu para diversas finalidades: entre os mais de 10 mil pagantes na Arena Barueri, deu tempo para gritar olé, secar o rival Corinthians – que decidia vaga nas quartas de final da Taça Libertadores – e até pegar no pé de Ricardinho, treinador do Paraná e ex-jogador do Timão. Em campo, serviu para recuperar a auto-estima de quem andava em baixa.

Valdivia é um bom exemplo disso. O Mago já tentou até um visual novo, com bigode ao estilo mexicano, para tentar espantar a má fase e as lesões. Nesta quarta, de cavanhaque, o camisa 10 teve a ajuda de Mazinho (de novo ele) para melhorar o ânimo. Aos 17 minutos, recebeu passe perfeito do 'Messi Black', fez 3 a 0 e comemorou muito, misturando desabafo, emoção e choro pelo primeiro gol em 2012.

Maikon Leite foi outro que aproveitou para ganhar confiança. Diante da atuação quase perfeita de Mazinho, coube ao atacante apenas aplaudir o colega na hora em que ele foi substituído. E enquanto ainda corria para se posicionar no ataque, uma bola sobrou limpa na intermediária, pronta para ser direcionada ao gol. O atacante dominou, correu até a área e tocou na saída do goleiro Luis Carlos: 4 a 0 Verdão, mais um jogador fazendo as pazes com a torcida e decretando o final feliz de uma noite que a equipe não tinha há algum tempo.
 

Primeira Edição © 2011