Anestesistas de Alagoas anunciam paralisação nos atendimentos pelo SUS nesta quinta (10)

A partir das 0h, todos os atendimentos em hospitais e maternidades estarão suspensos por tempo indeterminado

09/05/2012 13:50

A- A+

Fran Ribeiro

compartilhar:

Das 0h desta quinta-feira (10), médicos anestesistas que atendem pelo Sistema único de Saúde (SUS) cruzarão os braços. A paralisação, de acordo com as informações obtidas pelo Primeira Edição, seguirá por tempo indeterminado, o que prejudicará no atendimento em hospitais e maternidades do Estado.

Na greve, que já se estende de forma parcial há dois meses, os anestesistas reivindicam a equiparação nos pagamentos dos procedimentos baseados nos valores da tabela CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos), mais o reajuste que deve ser repassado tanto pelos municípios, quanto pelo Estado. Nos últimos 15 anos, os médicos anestesistas ganham o mesmo valor por procedimento, números esses que chegam a ser 25% inferiores aos pagos a profissionais de outros estados.

Na última sexta-feira (04), a categoria teve uma reunião mediada pelo Corregedor-geral James Magalhães do Tribunal de Justiça, gestores municipais e do Estado, para tentar chegar à comum acordo sobre as pautas de reivindicação. Nesta quinta-feira (10) uma nova reunião está agendada para que se chegue a uma definição concreta acerca da paralisação.

A Cooperativa dos Anestesiologistas de Alagoas (Coopanest) já informou aos hospitais sobre a paralisação. A reportagem do Primeira Edição tentou entrar em contato por telefone com o presidente da Coopanest, Dário Braga, mas não obteve êxito.

Desde o início da greve, mais da metade dos profissionais deixaram de atender pelo SUS por falta do reajuste no pagamento dos procedimentos cirúrgicos.

Primeira Edição © 2011