ALE| Mesa Diretora recebe duras críticas e cobranças da oposição

Deputados afirmar ter ingressado com ações na Justiça cobrando a prestação de contas sobre os gastos da Casa

09/05/2012 15:43

A- A+

Thayanne Magalhães

compartilhar:

A oposição usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) nesta quinta-feira (9), para criticar a Mesa Diretora da Casa no que diz respeito a prestação de contas. O deputado Ronaldo Medeiros (PT) foi o primeiro a ocupar a tribuna e, entre as suas exigências, o parlamentar quer que a Mesa disponibilize a ordem do dia para os demais deputados, antes do início das sessões, evitando transtornos, principalmente com a população que não sabe como os trabalhos funcionam.

Medeiros afirmou ainda que entrou com quatro ações judiciais contra o comando da ALE, cobrando também que os valores gastos mensalmente com pagamentos de gratificações e de outras despesas sejam disponibilizados.

“É um absurdo, mas a Mesa não repassa as informações solicitadas. Como tenho acesso ao Sistema Integrado de Administração Financeira [SIAFEM], já tenho a maioria dos dados, mas eu quero e preciso que a Mesa me confirme se os valores que tenho, são os valores que realmente são pagos. É essa a gestão que nós temos aqui na Assembleia, eu não posso estar encaminhando ofícios, ser um deputado de 'faz de conta'. Aqui é uma casa que não pode ter dono e hoje essa é a nossa realidade”, salientou o deputado.

O deputado Olavo Calheiros (PMDB), também foi duro em suas críticas e cobranças. Ele informou durante seu discurso que também ingressou na Justiça em parceria com o colega Judson Cabral (PT). A intenção é anular a votação que garantiu a reeleição antecipada do deputado Fernando Toledo (PSDB) para a presidência da Assembleia Legislativa.

Calheiros também afirmou que a despesa da Casa não chega a 30% do duodécimo. “Só queria saber o que é feito com o dinheiro”, questionou o parlamentar, que exigiu ainda que a população seja informada de como o duodécimo está sendo usado. Olavo Calheiros chegou a afirmar que os deputados não vivem apenas de seus salários, mas que existem ‘manobras’ para desviar o dinheiro público.

Fernando Toledo não se pronunciou sobre as acusações.

*Com ronaldomedeiros13.com.br


 

Primeira Edição © 2011