Pesquisa mostra Obama e Romney empatados em 12 Estados-chave dos EUA

07/05/2012 13:08

A- A+

Folha.com

compartilhar:

O presidente americano, Barack Obama, e seu provável adversário republicano na eleição presidencial americana de novembro, Mitt Romney, estão tecnicamente empatados em 12 Estados-chave do país que irão determinar em seis meses o resultado da eleição presidencial, segundo pesquisa publicada nesta segunda-feira.

A sondagem realizada pela Gallup/USA Today em 12 estados americanos que podem mudar seu voto para ambos os lados na eleição do dia 6 de novembro, mostra Obama, com 47% das intenções de voto, à frente de Mitt Romney, com 45%.

Em uma pesquisa semelhante realizada no final de março, o atual presidente apresentava uma vantagem de nove pontos.

A pesquisa foi realizada entre 26 de abril e 2 de maio com 951 eleitores inscritos nos estados de Colorado (oeste), Flórida (sudoeste), Iowa (centro), Michigan (norte), Nevada (oeste), New Hampshire (nordeste), Novo México (noroeste), Carolina do Norte (sudeste), Ohio (norte), Pensilvânia (leste), Virgínia (leste) e Wisconsin (norte). A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Como em várias outras pesquisas recentes, Romney é considerado o candidato que poderá conduzir da melhor forma questões econômicas: 46% das pessoas consultadas acreditam que ele trabalhará "bem" e 14% "muito bem". Barack Obama obteve 34% de "bem" e 18% de "muito bem".

O presidente democrata é considerado "simpático" por 58% dos entrevistados, contra 31% para Romney.

Além disso, 57% dos eleitores democratas entrevistados se dizem "motivados" para votar em novembro, contra 46% dos republicanos. Na pesquisa anterior de março, os republicanos estavam mais "motivados" do que seus adversários (54% contra 51%).

Obama iniciou no sábado (5) os seus primeiros atos oficiais de campanha em Ohio e Virgínia, dois estados-chave na corrida presidencial. O presidente atacou diretamente Mitt Romney, que tem indicação certa após a retirada de seus principais oponentes, Rick Santorum, em 10 de abril, e Newt Gingrich, em 2 de maio.

Primeira Edição © 2011