Organizações de todo o Brasil se reúnem no Viva a Mata 2012

A mostra estará, durante três dias, na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP)

07/05/2012 12:56

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Entre os dias 18 e 20 de maio, acontecerá a oitava edição do Viva a Mata, maior evento brasileiro em prol da Mata Atlântica. Nele estarão reunidos mais de 75 expositores, entre eles ONGs, associações e reservas particulares (RPPNs) de 14 Estados brasileiros. O objetivo do evento é sensibilizar e conscientizar a sociedade e promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação desta floresta, com exposição de projetos, oficina de origami e plantio de mudas, palestras, debates, teatro, jogos e diversas outras atrações. A organização é da Fundação SOS Mata Atlântica, com cenografia assinada pelo designer Beto Von Poser e patrocínio do Bradesco Cartões e da Natura. A programação completa pode ser conferida em www.sosma.org.br .

Os expositores estarão distribuídos em 18 estandes, divididos em 13 diferentes temas: “Costa Atlântica”, “Centro de Experimentos Florestais”, “Produtos Sustentáveis”, “Áreas Protegidas”, “Ações Regionais”, “Educação Ambiental”, “Fauna e Flora”, “Reciclagem”, “Lagamar”, “Água”, “Túnel dos Sentidos”, “Oficina de Plantio” e “Empresas pela Mata Atlântica”. Para cada um deles, estão programadas apresentações, oficinas, jogos interativos, além de cartazes, maquetes e painéis ilustrativos, com demonstrações de seus projetos.

No estande do “Polo Ecoturístico do Lagamar”, uma região famosa pela prática do ecoturismo e do turismo de aventura, a SOS Mata Atlântica e parceiros locais irão realizar diversas oficinas, como as de produção de biojoias com fibras de bananeira e a de porta lápis ou porta canetas, feitos com frutos do Jequitibá, que também servem como instrumento musical.

Outro destaque é o estande da Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (AMANE), de Recife (PE), que marcará presença no estande “Ações Regionais”. A equipe realizará demonstrações performáticas de danças típicas do Nordeste, malabares e rodas de contar história. No mesmo estande, a Fundação Mamíferos Aquáticos, de Aracaju (SE), em parceria com o Instituto Biota de Conservação, de Maceió (AL), promoverá oficinas de simulação sobre o que se deve fazer ao encontrar um animal encalhado na praia, além de exposições e painéis com os projetos das organizações.

No estande “Costa Atlântica” o público poderá participar de jogos interativos com a Associação Mar Brasil, de Pontal do Paraná (PR). A equipe vai mostrar o trabalho realizado no litoral paranaense, mostrando a importância dos recifes artificiais. Uma das atividades é o jogo de tabuleiro gigante, onde crianças e adultos atuam como os pinos do jogo e as casas contornam o mapa do litoral.

Confira os expositores confirmados:
Instituto Biota de Conservação - Estande Costa Atlântica
Associação de Condutores Ambientais Peixe-boi - Ações Regionais

Visitas Monitoradas
Grupos interessados em agendar visitas monitoradas podem se inscrever pelo e-mail educacao@sosma.org.br. Podem participar escolas, turmas de faculdades, grupos de igreja, empresas, escoteiros, associações, dentre outros grupos que queiram saber mais sobre a Mata Atlântica e conhecer iniciativas em prol da sustentabilidade.

Primeira Edição © 2011