Exposição Eco Art abre a 10ª Semana de Museus, dia 14, no Mupa

Mostra com 25 trabalhos de vários artistas sobre ecologia estará no Museu Palácio

07/05/2012 15:33

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Com o tema “Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações”, estará aberta a 10ª Semana dos Museus em Alagoas, de 14 a 20 de maio. A semana terá a participação de museus de todo o país.

Em Alagoas, a secretaria de Estado da Cultura (Secult), com a participação do Instituto do Meio Ambiente (IMA), e através do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) preparou uma programação especial dentro da Semana dos Museus, com a realização de exposição, espetáculo teatral e debates.

A abertura da 10ª Semana de Museus, no Mupa, acontecerá na próxima segunda-feira (14), com a Exposição “Eco Art”. A mostra reúne trabalhos de 25 artistas visuais brasileiros e estrangeiros. Os pintores, recrutados dentre os mais significativos dos seus respectivos países, celebram um tema: a ecologia.

Após o tempo de permanência nas dependências do Mupa, até o final de junho, os 25 trabalhos dos artistas irão compor um programa de integração entre a Secult e secretarias municipais de Cultura do Estado.

Estarão presentes na mostra trabalhos de Carlos Vergara (Brasil), Daniel Senise (Brasil), David Manzur (Colômbia), Fernando de Szyslo (Peru), Flávio Shiró (Japão/Brasil), Geoff Rees (Canadá), Jorge Tacla (Chile), Victor Hugo Irazabal (Venezuela), Siron Franco (Brasil), Santiago Cardenas (Colômbia), Robert Goodnough (Estados Unidos), Rafael Soriano (Cuba), Nelson Ramos (Uruguai), Miguel Von Dangel (Alemanha/Venezuela), Miguel Castro Leñero (México), Laura Anderson (México), Kenneth Kemble (Argentina), Gonçalo Ivo (Brasil), Antonio Henrique Amaral (Brasil), Arcângelo Ianelli (Brasil), Arnaldo Roche Rabell (Porto Rico), Beatriz Milhazes (Brasil), Reynaldo Fonseca (Brasil), Miguel Angel Rojas (Colômbia) e Tomie Ohtake (Brasil).

De acordo com o diretor do Mupa, José Márcio Passos, a programação é bastante diversificada e aborda a temática desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). “A programação do Mupa trará várias atividades culturais. E a exposição EcoArt tem este caráter de ser, ao mesmo tempo, dois acontecimentos. Mais do que um evento cultural, é uma celebração”, ressaltou.

EcoArt

O Projeto EcoArt, amplo nas suas intenções, procurou expandir sua ação além do hemisfério sul, convidando artistas dos Estados Unidos, Cuba, Japão, México, Porto Rico, Canadá e Alemanha, desde que a obra participante tivesse, como referência, a natureza, fosse ela abstrata ou figurativa.
O Banco Simonsen, de São Paulo, apoia o Projeto EcoArt. 

Primeira Edição © 2011