Ataque aéreo dos EUA mata líder da al-Qaeda no Iêmen

07/05/2012 06:17

A- A+

Yahoo

compartilhar:

As autoridades iemenitas informaram que um ataque aéreo realizado neste domingo matou um líder da al-Qaeda que está na lista dos mais procurados pelo FBI por seu papel no atentado de 2000 ao navio de guerra USS Cole. Militares americanos informaram que a ação foi realizada pela CIA, depois de uma operação de vigilância em conjunto com forças militares do Iêmen.

Fahd al-Quso foi atingido por um míssil no domingo quando saia de seu veículo, juntamente com outro membro da al-Qaeda, na província de Shabwa, no sul do Iêmen. O ataque foi autorizado pelo governo iemenita, que divulgou a ação.

Al-Quso, de 37 anos, estava na lista dos mais procurados pelo FBI, com uma recompensa de US$ 5 milhões por informações que levassem à sua captura. Ele foi indiciado nos EUA por seu papel no atentado contra o navio USS Cole, no porto de Aden, no Iêmen, em 2000, no qual 17 marinheiros americanos foram mortos e 39 ficaram feridos.

Horas depois do anúncio da morte de al-Quso, pelo menos 32 soldados iemenitas foram mortos segunda-feira por extremistas armados que atacaram uma base na cidade de Zinjibar, capital da província de Abyan, sul do país. Outros 40 militares ficaram feridos e alguns estão estado grave.
Os atiradores ainda não foram identificados. Autoridades iemenitas suspeitam que o ataque dos radicais tenha sido uma resposta à execução de al-Quso, mas a informação ainda não foi confirmada.

Primeira Edição © 2011