Abertas inscrições para o Prêmio Prefeito Inovador

Criado para homenagear prefeituras que investem na modernização dos processos, iniciativa busca novos modelos de gestão em terceiro ciclo da premiação

07/05/2012 14:14

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Optar por bons modelos de governança e transparência na administração pública podem render mais que a satisfação de cidadãos de um município. Prova de que o investimento e o esforço empregado na melhoria dos processos públicos compensam é a cidade de Curitiba (PR), vencedora nacional no Prêmio Prefeito Inovador 2011, em uma concorrência com 74 prefeituras de todo o país. A iniciativa é uma parceria do Movimento Brasil Competitivo (MBC) com a Microsoft Brasil, Intel do Brasil e Symnetics, com o apoio da GE e da SAP.

Escolhida por investir na informatização da administração pública e na melhoria dos processos públicos oferecidos aos cidadãos, a capital paranaense foi agraciada em novembro do ano passado. Como parte do prêmio, recebeu 100 novos computadores da linha Classmate PC equipados com processadores Intel® Atom, para utilizar como ferramenta para projetos de inclusão digital em escolas municipais.

Em sua quarta edição, a premiação busca novas histórias de sucesso na utilização da tecnologia da informação em favor da boa gestão. Com inscrições abertas, a iniciativa procura reconhecer o processo de modernização das prefeituras, desde a prestação de serviços públicos municipais às melhorias de processos. Nos anos anteriores, as vencedoras nacionais do Prêmio foram as prefeituras de Maringá (PR) e São Carlos (SP), respectivamente.

Curitiba

Com laboratórios de informática instalados em todas as unidades de ensino da rede municipal, o destaque da capital paranaense está na criação do programa “Digitando o Futuro”, que disponibiliza a estrutura das escolas para promoção de atividade educacionais nos finais de semana e férias para a comunidade. A cidade possui uma das maiores redes de bibliotecas do país, com 180 unidades instaladas, e acervo de 7000 livros e 10 computadores, com acesso gratuito à população à internet. Curitiba também está à frente pelo sistema eletrônico de saúde, que permite o agendamento de consultas e exames, além da visualização de prontuário eletrônico médico e odontológico em todas as unidades de saúde do município.

Como participar

As inscrições para o Prêmio Prefeito Inovador (PPI) estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de julho. Além de uma vencedora nacional, a organização reconhece prefeituras nas seguintes categorias: municípios com até 25 mil, entre 25 e 200 mil, entre 200 e 500 mil e acima de 500 mil habitantes. Para participar, é preciso preencher um questionário de avaliação. A partir do cruzamento das informações, são selecionados os municípios com maiores notas, que recebem visita técnica de consultores. Antes da decisão final, com uma qualificada banca de juízes, representantes do grupo das finalistas passam por curso de capacitação para gestão estratégica. Mais informações em www.prefeitoinovador.com.br.

Primeira Edição © 2011